Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/06/2019 - 11h05min

Seminário sobre gestão cultural qualifica gestores em Florianópolis

Imprimir Enviar
Seminário Estadual sobre Gestão Cultural é realizado no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (13), no Auditório Antonieta de Barros, o Seminário Estadual sobre Gestão Cultural. O evento, promovido em articulação com o Conselho de Gestores Municipais de Cultura (Congesc), tem como objetivo promover a capacitação dos gestores culturais para melhorar o acesso dos artistas e projetos das comunidades locais ao financiamento público.

Promovido em etapas regionais, nos últimos três meses o seminário já capacitou mais de 250 pessoas, entre gestores e servidores da área da cultura, artistas, agentes e produtores culturais das regiões Oeste, Extremo Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Norte catarinense. A deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da comissão e proponente do seminário, explicou que as capacitações estão ocorrendo por solicitação do Congesc, colegiado ligado à Federação Catarinense dos Municípios.

“É a primeira vez que estamos fazendo, então também é uma aposta porque na verdade nunca tivemos nenhum processo de qualificação para os gestores culturais por parte da Escola do Legislativo e da Assembleia Legislativa. O objetivo é discutir economia criativa, que é um tema que também está aqui na Casa no Projeto de Lei 81, que é a Lei do Mecenato, também discutir captação de recursos e o debater o Sistema Estadual de Cultura, lei aprovada em 2017 e sancionada no ano passado pelo governador”, disse Luciane.

O presidente do Congesc, Marcos Montagna, classificou os seminários como iniciativa fundamental para o avanço na construção das políticas culturais no estado. Ele destacou que, apesar de muitos retrocessos na área cultural, em Santa Catarina algumas conquistas estão ocorrendo, por isso reconheceu o esforço da deputada Luciane Carminatti e de seus pares. Entre essas conquistas, citou o novo Fundo Estadual de Cultura. “Agora pelo menos temos a perspectiva de construção coletiva de um fundo que vai financiar os nossos projetos e ações culturais.”

Programação
A gestora cultural Maria Teresa Collares palestrou no seminário, no período da manhã, sobre a questão da gestão cultural, ferramentas de comunicação para captação de recursos e elaboração de projetos e a importância disso para toda a cadeia da produção cultural. Ela destacou que a capacitação continuada está prevista nos planos nacional, estadual e municipal de cultura. “Nós em Santa Catarina não temos curso de gestão cultural continuada. É preciso que as universidades façam essa parceria”, incentivou. A demanda de capacitação nessa área é contínua, conforme a palestrante, que trabalhou durante 32 anos na Fundação Catarinense de Cultura e ministrou palestras de capacitação em todo o estado. “Eu sempre dizia que esse trabalho não vai acabar nunca porque a cada ano, ou de dois em dois ano,s vêm gestores novos, artistas novos e produtores novos”, argumentou.

O evento prosseguirá no período da tarde com palestras sobre os paradigmas do marco regulatório das Organizações da Sociedade Civil e sobre o Sistema Nacional de Cultura. As palestras são intercaladas com performances culturais de artistas locais.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar