Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/06/2018 - 17h28min

Seminário na Alesc neste sábado (16) debate saúde e bem-estar animal

Imprimir Enviar
Controle de doenças, procriação indesejada e combate aos maus-tratos estão entre os pontos serem discutidos no evento

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza neste sábado (16) o 9º Seminário Catarinense de Controle de Zoonoses, Manejo Populacional de Animais Domésticos e Bem-estar Animal. O evento, com participação de especialistas do setor, deverá fomentar o planejamento de ações de prevenção e controle de zoonoses, procriação indesejada de cães e gatos e crueldade e maus-tratos aos animais, em regime de co-responsabilidade entre os poderes Legislativo e Executivo, Ministério Público, ONGs e classe veterinária.

Números divulgados no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que é cada vez maior a presença de animais domésticos nos lares brasileiros, com mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação. E no universo pet um dos segmentos que mais avança é o de saúde animal. Em Santa Catarina, um levantamento do Conselho Regional de Medicina Veterinária mostrou que em 2017 houve crescimento de 12% no número de estabelecimentos ligados ao setor - como hospitais, clínicas e consultórios veterinários - , na comparação com 2016.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que somente medidas humanitárias sistemáticas como as campanhas de informação adequadas à sociedade e medidas efetivas trazem resultados substanciais para controlar a superpopulação desses animais e minimizar a incidência de zoonoses, como o recente surto de leishmaniose visceral que atingiu a Região da Grande Florianópolis.

O seminário, aberto ao público, será realizado das 8 às 18 horas, no Auditório Antonieta de Barros, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. O credenciamento pode ser feito na hora, no local do evento, ou pelo site escola.alesc.sc.gov.br. Alguns temas a serem debatidos são a senciência, o bem-estar e manejo populacional de animais urbanos.

Os palestrantes

ROSA ELISA VILLANUEVA - Bióloga, especialista em Conservação e Manejo de primatas pela Universidade de Brasília – DF. Mestre em Ecologia pelo Instituto de Pesquisa da Amazônia – INPA

ANDRÉ LUIZ SOARES D FONSECA - Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia - MG (1984), Mestrado em Imunologia das Leishmanioses pela Universidade de São Paulo (1983). Graduado em Direito pela Universidade de Mato Grosso do Sul (2001), Especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (2006).  Doutorado em Doenças Tropicais e Saúde Internacional pelo Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMTUSP/2013). Foi coordenador do curso de Medicina Veterinária da UFMS (2000). É professor associado nível 01 da disciplina de Imunologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 1991. Experiência na área de Imunologia Básica e Aplicada. Atuação como advogado pró-bono em causas ligadas à cidadania, meio ambiente e proteção aos animais. Ex- coordenador da Comissão de Leishmaniose do CRMV-MS, ex-membro da Comissão do Meio Ambiente da OAB-MS, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) da OAB-MS. Sócio fundador da Brasileish - Grupo de estudos em Leishmaniose Animal)

DANIEL RIBEIRO - Geógrafo pela UFSC, ex-membro do CEUA/UFSC, representante do Instituto “É o Bicho” no CEUA/CIENP, ativista pelos direitos animais e coordenador em Florianópolis de voluntariado do MFA-Mercy for Animals.

VANESSA CARLI BONES - Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), mestrado (2008) e doutorado (2014) na área de bem-estar animal pela Universidade Federal do Paraná- UFPR. Experiência: Bem-estar animal, ética animal, alternativas ao uso de animais em ensino e pesquisa, e identificação de crimes contra animais. Atualmente desenvolve pós-doutorado na área de bem-estar animal pela UFPR, com ênfase na identificação de crimes contra animais usados em laboratórios e trabalha como Médica Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR).

VÂNIA TUGLIO - Promotora de Justiça de SP desde 1993. Atuou nos Centros de Apoio do Meio Ambiente e Urbanismo e das Promotorias Criminais e Execuções Penais. Detentora de “Título de Postgrado de Especialización em El Derecho Ambiental Del Siglo XXI” do Curso de Postgrado en Derecho da Faculdad de Ciencias Jurídicas y Sociales da Universidad Castilla-la Mancha, Toledo, Espanha. Palestrante e autora de artigos e de teses aprovadas em Congressos Nacionais e Internacionais de Meio Ambiente, versando sobre crueldade contra animais, responsabilidade penal da pessoa jurídica, transações penais e demais temas sobre direito dos animais. Co-autora do livro Direito Ambiental no STJ (Ed. Del Rey, 2010) e membro do Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo Urbano – GECAP, do Ministério Público de São Paulo.

ANA LIZ FERREIRA BASTOS - Graduada em medicina veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), Mestre em Zootecnia (2000), doutora em Ciência Animal na área de Epidemiologia (UFMG 2013) e Pós-doutora pela UFOuro Pretro. Foi membro da Associação Científica Brasileira de Cunicultura, da Associação Brasileira de Saúde Pública e da Comissão de Ética no uso de Animais da UFOP. Foi professora substituta de Cunicultura do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG.Foi coordenadora Técnica da Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura Municipal de Itabirito, onde implantou o Centro de Recolhimento de Animais de pequeno e grande porte e estratégias de manejo populacional de cães e gatos. Membro da diretoria do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal – ITEC, formado por veterinários para capacitação de funcionários que trabalham diretamente com animais. Consultora técnica do FNPDA- Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e do GEDEF, Grupo Especial de Defesa da Fauna do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Atuou na assistência aos animais vítimas do rompimento da barragem de Fundão da mineradora Samarco em Mariana, MG e atualmente é diretora técnica do Serviço de Controle Animal da Prefeitura Municipal de Itabirito.

Voltar