Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/08/2019 - 16h11min

Seminário elenca sugestões de combate ao suicídio e violência contra mulher

Imprimir Enviar
Deputado Kennedy Nunes, presidente da Unale

O 3º Seminário de Promoção e Defesa da Cidadania, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), terminou nesta quinta-feira (29), em Florianópolis, com sugestões para combater o suicídio e a violência contra a mulher.

No caso de suicídio e automutilação, parlamentares e especialistas sugeriram diminuir o acesso de crianças e adolescentes às redes sociais e jogos; retirar das redes vídeos que estimulem o suicídio e a automutilação; incluir nos questionários de agentes de saúde perguntas sobre saúde mental; atendimento de urgência e emergência psiquiátrica; e cuidado com a saúde mental de alunos e professores. 

“O uso imoderado das tecnologias tem impacto negativo na saúde”, concordou o diretor de Desafios Sociais no Âmbito Familiar da Secretaria Nacional da família, Marcelo Couto Dias.

Quanto à violência contra a mulher, foram indicadas a qualificação dos servidores que atendem a mulher agredida ou violentada; capacitação das mulheres para a autonomia financeira; ofertas de cursos de defesa pessoal; atenção à violência contra gestantes e idosas; e mais efetividade das políticas públicas.

“É fundamental a integração da rede de proteção”, destacou a deputada Marlene Fengler (PSD), aludindo à Polícia Militar, Polícia Civil, serviços de urgência e emergência, Ministério Público e Judiciário.

Segurança pública
Os participantes do seminário da Unale também apontaram ações na área da segurança pública, com destaque para a revisão do modelo de financiamento; ressarcimento das despesas dos estados com combate ao narcotráfico; alteração nas constituições estaduais e Federal para definir percentual mínimo de recursos; e criação de centros de atendimento para agressores domésticos visando a ressocialização.

“Também defendemos a integração da segurança pública, o endurecimento da legislação criminal e a revisão das audiências de custódia”, informou o deputado Rubens Recalcatti (PSD/PR).

Reunião da Unale continua
Conforme explicou o deputado Kennedy Nunes (PSD), presidente da Unale, o encontro dos parlamentares estaduais continuará nessa sexta-feira com debates sobre a validação de diplomas e certificados nos países do Mercosul e o incentivo ao turismo terrestre no bloco comum do Cone Sul.

 

 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar