Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/04/2018 - 23h19min

Seminário discute criação do conselho estadual dos povos tradicionais

Imprimir Enviar
Seminário foi realizado na noite desta terça-feira (24) na Assembleia Legislativa. FOTO: Agência AL

A criação de um conselho estadual voltado aos direitos dos povos tradicionais está entre os principais encaminhamentos do Seminário sobre os Direitos dos Povos Tradicionais, realizado na noite desta terça-feira (24), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento foi organizado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Alesc e pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, por proposição do deputado Mário Marcondes (MDB).

Povos e comunidades tradicionais, conforme decreto federal de 2007, “são grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem dessa forma, que ocupam territórios e usam recursos naturais como condição para a sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizado para isso conhecimentos e práticas próprias, que são passadas de geração para geração”. Em Santa Catarina, negros, catadores de berbigão, pescadores artesanais, indígenas, quilombolas, marisqueiros, agricultores de fundo de pasto, ciganos e grupos de matrizes africanas podem ser considerados como povos tradicionais.

O seminário contou com duas palestras sobre o assunto. A médica Vera Lucia Bridi tratou da importância da demarcação dos territórios e da regularização fundiária das áreas ocupadas por comunidades tradicionais como condições essenciais para a sobrevivência dessas populações. Para ela, o conselho estadual é um importante instrumento para avançar na preservação desses territórios.

“Um conselho reúne as instituições que são responsáveis pela implementação das políticas voltadas aos povos tradicionais, com a convergência de vários setores, e garante a participação dessas comunidades na regularização fundiária e na demarcação de territórios”, explicou.

O presidente do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes, Márcio de Souza, que também palestrou durante o seminário, afirmou que a maioria dos povos tradicionais desconhece seus direitos, que são garantidos por uma resolução das Nações Unidas de 1989, da qual o Brasil é signatário.

“Esse seminário é importante para difundir entre os povos tradicionais a existência desses direitos, para instrumentalizar e dar informações do que representa a conquista desses direitos”, comentou Souza. “A Assembleia Legislativa tem um papel importante nesse trabalho porque ela vai definir o texto legal que vai contemplar essas populações.”

Conforme o deputado Mário Marcondes (PSDB), o próximo passo será a realização de uma audiência pública pela Assembleia para avançar na formulação de um anteprojeto de lei que crie o conselho estadual das comunidades tradicionais.

“Vamos ouvir os atores envolvidos nestas questões, para coletivamente elaborarmos o projeto de lei”, disse. “Esse é um assunto que temos que discutir de forma permanente, para que possamos garantir que esses povos sobrevivam no meio de onde vieram, de forma digna.”

O presidente da CDH, deputado Fernando Coruja (PODE), e o vice-presidente do colegiado, deputado Dirceu Dresch (PT), também marcaram presença no seminário.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar