Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/04/2014 - 16h32min

Seminário destaca o papel social das Associações de Amigos dos Autistas

Imprimir Enviar
Seminário descentralizado sobre o autismo esteve em Imbituba nesta sexta-feira (25). FOTO: Juliana Stadnik/Agência AL

Aproximadamente 200 pessoas, entre acadêmicos, profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social, representantes de entidades sociais e pais de autistas reuniram-se em Imbituba nesta sexta-feira (25) para participar do Seminário Descentralizado de Estudo e Conscientização sobre o Autismo. Promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a capacitação aconteceu no auditório do Imbituba Atlético Clube.

Durante as palestras, realizadas pelo psicólogo mineiro José Raimundo Facion, foram abordados diversos aspectos ligados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), tais como causa, formas de diagnóstico, graus de intensidade e métodos de tratamento.

Com pós-doutorado em TEA realizado na Alemanha, Facion afirmou que o Brasil ainda conta com poucas instituições de pesquisa voltadas inteiramente ao estudo do transtorno se comparado a países europeus e norte-americanos. A falta de centros especializados, no entanto, explicou, não tem impedido que o país obtenha êxito na oferta de tratamentos e políticas de inclusão social para os autistas. "Quando se trata de atendimento pedagógico e tratamento clínico, estamos bem, muitas vezes até à frente dos países de ponta no setor.”

Entre os estados, disse, Santa Catarina voltou ser referência em termos de integração dos deficientes após um período de estagnação. "Na década de 1990 os catarinenses, juntamente com os paranaenses, eram vanguarda em educação especial. Diretrizes políticas equivocadas, entretanto, fizeram o estado perder este protagonismo, algo que está voltando a ser alcançado nos últimos oito anos."

Para Facion, a retomada no desenvolvimento do setor em Santa Catarina está, em grande parte, ligada ao trabalho feito pelas Associações de Amigos dos Autistas (AMAs). "Constatamos que o estado está se organizando continuamente nesta área. Em grande parte devido ao trabalho desenvolvido pelas AMAs, como a de Joinville, que nos seus 25 anos de existência ajudou aperfeiçoar a rede de diagnóstico e tratamento e as políticas públicas dedicadas à integração do autista na sociedade."

Um dos focos do evento, afirmou o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Nei Ascari (PSD), é justamente divulgar a legislação de apoio ao autista. Entre elas, a Lei Federal 12.764/2012 e a Lei Estadual 16.036/2013, que garantem o tratamento multidisciplinar aos afetados pelo transtorno. "Queremos, sobretudo, frisar a importância da realização do diagnóstico precoce, que potencializa os benefícios advindos do tratamento", disse.

Voluntários fundam AMA de Imbituba
A exemplo de diversos municípios do estado, os cerca de 40 mil habitantes de Imbituba estão próximos de obter uma entidade própria voltada ao atendimento especializado das pessoas com TEA. Há aproximadamente um ano, profissionais das áreas de fonoaudiologia, psicologia, pedagogia e serviço social uniram-se para fundar a Associação dos Amigos dos Autistas de Imbituba (Amai).

A nova entidade, que funcionará em uma estrutura cedida pelo empresariado local, deve começar a atender os primeiros alunos já a partir do próximo mês. "Até o momento temos 32 inscritos, mas acreditamos que esta quantidade aumentará no decorrer do tempo, pois o trabalho da Amai ainda não está sendo divulgado", disse a presidente da associação, Rita Hipólito.

Mãe de Gabriel, de 8 anos, diagnosticado com autismo, Rita afirmou que a Amai só está sendo viabilizada graças ao trabalho voluntário dos seus integrantes e ao apoio de associações, empresários e da municipalidade, que ficará responsável pela manutenção da entidade, que, por sua vez, disponibilizará atendimento gratuito. "Queremos trazer para mais perto estes serviços, antes só oferecidos em Tubarão, e assim possibilitar que as nossas crianças autistas possam se tornar adultos com um maior grau de independência", afirmou Rita, que durante o seminário foi homenageada com o título “Amiga da Pessoa com Espectro Autista”, concedido pela Assembleia Legislativa.

Evento percorre todo o estado
Já realizado nos municípios de Campos Novos, Criciúma e Itajaí, o Seminário Descentralizado de Estudo e Conscientização sobre o Autismo faz parte de um ciclo de palestras promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O evento, que conta com a parceria da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Associação Catarinense de Autismo (ASCA) e da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), também passará pelas cidades de Balneário Camboriú (07/05), Florianópolis (13/05), Joinville (22/05), Fraiburgo (01/08) e Jaraguá do Sul (16/09).

Alexandre Back
Agência AL

Voltar