Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/08/2018 - 12h51min

Semana Inclusiva terá ações na Grande Florianópolis, Blumenau e Joinville

Imprimir Enviar
Luciana Xavier Sans de Carvalho, do MPT/SC
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Visando aproximar cada vez mais as pessoas com deficiência do mercado de trabalho, o Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) promove em setembro mais uma edição da sua Semana Inclusiva. O evento, que é realizado em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina do Ministério do Trabalho (SRTE/SC), em conjunto com mais 30 instituições, prevê a realização de uma série de atividades gratuitas, tais como seminários, oficinas, competições esportivas e um feirão de empregos.

Surgida em 2015, a Semana Inclusiva terá neste ano como novidade a inclusão de mais cidades no circuito de ações previstas. Além da Grande Florianópolis, na qual a programação acontece entre os dias 17 e 23, foram incluídas Blumenau e Joinville, que recebem as atividades, respectivamente, entre 9 e 15 e 27 e 29.

De acordo com Luciana Xavier Sans de Carvalho, que atua como coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho do MPT-SC, atualmente mais da metade das 40 mil vagas laborais reservadas no estado a esta camada da população, por meio da chamada Lei das Cotas (artigo 93 da Lei 8.213/1991), ainda estão à espera de candidatos. 

Ela acredita, entretanto, que a expansão da Semana Inclusiva para outras regiões do estado deve alterar esse quadro rapidamente. “Infelizmente ainda estamos aquém da média nacional do cumprimento da cota, que é de 50%, mas estamos crescendo muito rápido, o que é uma alegria para todos nós. A gente saiu de 38%, em 2015, para hoje chegarmos a 47%, e eu acredito que com estes eventos a gente passe a média nacional, para que no ano que vem a gente já tenhamos as 40 mil vagas para pessoas com deficiência preenchidas.”

Números crescentes
Inspirada na Virada Inclusiva, realizada no estado de São Paulo, a Semana Inclusiva do MPT-SC foi realizada pela primeira vez em 2015, por de um feirão de empregos denominado Dia D.

Na ocasião, os organizadores conseguiram promover a contratação de 411 pessoas com deficiência por 191 empresas de Florianópolis e região. Já entre os anos de 2016 e 2018, a iniciativa possibilitou a contratação de 1.211 trabalhadores, sendo 832 em Florianópolis, 291 em São José, 68 em Palhoça e 29 em Biguaçu.

A programação completa da Semana Inclusiva da Grande Florianópolis pode ser acessada aqui

Alexandre Back
Agência AL

Voltar