Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/05/2013 - 11h40min

Semana de Enfermagem trata da consciência profissional e dos cuidados com a vida

Imprimir Enviar
Comemoração da Semana da Enfermagem lotou as dependências do Auditório Antonieta de Barros. Foto de Eduardo Guedes de OIliveira

O Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa sedia hoje (13) evento da Semana Brasileira de Enfermagem, comemorada de 12 a 20 de maio. O encontro reúne enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes de enfermagem para discutir e refletir sobre a realidade e perspectivas da profissão, em especial sobre a formação, prática clínica e gestão de serviços e ensino.

Focada na temática “Consciência profissional e a enfermagem no cuidado com a vida”, a semana é promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), em conjunto com a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben/SC) e com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A deputada Ana Paula Lima (PT), a deputada Angela Albino (PCdoB) e a deputada federal Carmem Zanotto (PPS) participaram da solenidade de abertura.

A temática da semana é nacional e será debatida em eventos realizados durante todo o mês de maio no interior do estado e em todo o Brasil, conforme explica a presidente da Aben/SC, Maristela de Azevedo. “A semana proporciona o congraçamento e o debate político das necessidades da categoria, que reúnem profissionais que trabalham exaustivamente e têm como desafio melhorar a qualidade do atendimento prestado e o aperfeiçoamento profissional contínuo”, disse.

Mais de 100 atividades foram incluídas na programação da semana, de acordo com a presidente do Coren/SC, Felipa Rafaela Amadigi. Ela frisou a necessidade de refletir sobre o cotidiano dos profissionais que são mais de 45 mil em Santa Catarina e representam 60% do conjunto das profissões de saúde. No Brasil, a enfermagem corresponde a 1,8 milhão de profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares.

 

Conferência
O tema central da semana, “Consciência profissional e a enfermagem no cuidado com a vida”, foi debatido na primeira conferência do dia pelo primeiro secretário do Cofen, Gelson Luiz de Albuquerque, e pela professora Maria Lígia dos Reis Bellaguarda. “Precisamos resgatar a todo instante a necessidade de que o profissional se atualize e de que precisamos de condições adequadas para o exercício profissional”, defendeu Albuquerque.

Somente em Florianópolis e São José, existe uma carência de 1,1 mil profissionais de enfermagem nos hospitais públicos, por isso não há condições de prestar um atendimento adequado, segundo o conferencista. “O fechamento de leitos priva a população da assistência à saúde”, frisou. Albuquerque defendeu o aporte de mais recursos governamentais para contratação de profissionais e a criação de programas de aperfeiçoamento permanente, já que a saúde é uma área muito dinâmica como campo de conhecimento.

 

Programação
O evento segue no período da tarde com a palestra “Assistência de enfermagem nas situações de trauma cranioencefálico”. As demais atividades incluídas na programação do mês (cursos, palestras, conferências, minicursos) podem ser conferidas no website: www.corensc.gov.br

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar