Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/02/2019 - 17h33min

Outras seis comissões são instaladas na tarde desta quarta-feira (20)

Imprimir Enviar
Instalação da Comissão de Educação

Dando prosseguimento à formação dos colegiados, seis comissões foram instaladas na tarde desta quarta-feira (20): Segurança Pública, Educação, Economia, Transportes, Direitos Humanos e de Combate e Prevenção às Drogas. Até o momento, 14 das 21 comissões já têm definidos seus integrantes e os parlamentares que ocuparão a presidência e vice-presidência.

O deputado Mauricio Eskudlark (PR), que já comandou a Comissão de Segurança Pública em 2013 e 2014, volta ao cargo, tendo como vice-presidente a deputada Paulinha (PDT). As reuniões serão mantidas às quartas-feiras, às 11 horas, quinzenalmente.

“A segurança pública é uma das principais demandas da sociedade e democraticamente vamos atuar na apreciação dos projetos do setor”, disse Eskudlark. Completam a comissão os deputados Valdir Cobalchini (MDB), Ada de Luca (MDB), Fabiano da Luz (PT), Milton Hobus (PSD) e Bruno Souza (PSB).

Educação
A deputada Luciane Carminatti (PT) retorna à presidência da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, ficando como vice o deputado Valdir Cobalchini.

Durante a ocasião, ficou acordado que os encontros serão realizados às quartas-feiras, após as sessões plenárias, às 18 horas. “O papel da educação, o papel da ciência na escola, a gente quer fazer muito esse debate. Educação é ciência acima de tudo. Então a gente precisa resgatar essa dimensão do conhecimento e, é claro, temos um desafio muito grande que são as metas da década expressadas na lei estadual, nos planos estadual e nacional de educação.”

Os demais integrantes: Ismael dos Santos (PSD), Paulinha (PDT), Fernando Krelling (MDB), Ana Campagnolo (PSL) e Nazareno Martins (PSB).

Economia
Jair Miotto (PSC) foi eleito presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, e terá como vice o deputado Luiz Fernando Vampiro. As reuniões ocorrem nas terças-feiras, às 17 horas.

Miotto citou como tarefas do colegiado assegurar a energia elétrica em propriedades rurais, assim como garantir o acesso dos produtores à tecnologia. “Temos que tratar também da segurança nas minas e a urgência pelo uso de energias renováveis. Para isso, podemos contar com as universidades e a iniciativa privada, onde há muita gente competente.”

Comissão de Prevenção às Drogas
Reeleito para presidir a Comissão de Prevenção e Combate às Drogas, o deputado Ismael dos Santos (PSD) enalteceu o colegiado por ter parlamentares ligados aos principais braços do tema: prevenção, repressão e acolhimento.

Ismael citou o vice, Fernando Krelling (MDB), da área do esporte, Luciane Carminatti (PT), da educação, para ilustrar a prevenção. Sergio Motta (PRB) e ele mesmo, ligados à religião, têm a experiência na área do acolhimento. Por fim, o parlamentar lembrou que Ada de Luca (MDB) possui larga experiência no sistema prisional e Sargento Lima (PSL), também ligado à segurança pública, terão presença considerável para assuntos de repressão.

Comissão de Transportes
Reconduzido à presidência da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, João Amin (PP) terá como vice Marcos Vieira (PSDB). A data das reuniões será definida posteriormente para evitar o choque de horários e eventual esvaziamento das sessões.

“O primeiro ato já foi aprovado no Plenário, que é a vinda do secretário de Infraestrutura, Carlos Hassler, para falar sobre o cronograma de obras das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles. A questão da Ponte Hercílio Luz, que já conta com uma CPI instalada, também deve ter nossa atenção. As obras do contorno viário de Florianópolis e a situação das rodovias estaduais e federais, por exemplo, estão incluídas entre as prioridades dos trabalhos da comissão”, destacou Amin.

Também fazem parte da comissão Marlene Fengler (PSD), Luciane Carminatti, Jerry Comper (MDB), Romildo Titon (MDB) e Ricardo Alba (PSL).

Direitos Humanos
No fim da tarde, foi instalada a Comissão de Direitos Humanos, que será presidida pela deputada Ada De Luca (MDB), com a vice-presidência de Fabiano da Luz (PT). Conforme Ada, um dos focos do trabalho da comissão será o combate à violência contra a mulher e o combate ao feminicídio.

"O foco da nossa comissão será trabalhar no combate a qualquer tipo de violência. Vamos fazer todo o que for possível, dentro das possibilidades do Poder Legislativo, para apresentar bons resultados à sociedade catarinense", disse a presidente.

Marlene Fengler, Milton Hobus, Moacir Sopelsa, Sergio Motta e Jessé Lopes também integram o colegiado.

(Com informações de Carolina Lopes, Marcelo Espinoza e Ney Bueno)

Voltar