Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/02/2015 - 14h28min

SED lança sites voltados para professores, pais e estudantes da rede pública

Imprimir Enviar
Secretário Eduardo Deschamps dá detalhes sobre o início do ano letivo 2015. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

A criação de dois sites – um para pais e estudantes e outro para professores – é uma das principais novidades da Secretaria de Estado da Educação (SED) para o ano letivo de 2015, que terá início nas escolas de rede pública estadual na próxima segunda-feira (9). Os detalhes foram divulgados pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, na tarde desta quinta-feira (5), em Florianópolis.

Os sites Professor On-line e Estudante On-line são ferramentas de acesso via internet, com diversas informações pedagógicas relacionadas aos professores e alunos da rede pública estadual. De acordo com o secretário, um dos objetivos dos sites é reduzir o uso do papel nas escolas, gerando economia aos cofres públicos.

O site Professor On-line vai informar e divulgar os dados pedagógicos a serem aplicados em sala de aula, os conteúdos das atividades e avaliações realizadas, além das notas dos alunos. “Será uma espécie de diário de classe digital”, compara o secretário. “O professor poderá ter acesso também às notas e à frequência de seus alunos em outras disciplinas. Com isso, ele fará o acompanhamento do estudante como um todo, um tipo de conselho de classe virtual”.

No portal voltado para os alunos, os pais também poderão ter acesso às informações sobre as notas e a frequência dos filhos. Além disso, o Estudante On-line vai disponibilizar agenda de atividades, links para jogos educativos, dicionários, e possibilitará a geração e impressão de documentos como histórico escolar, declaração de matrícula e atestado de frequência. “Além da economia de papel, haverá, também, uma economia de tempo, porque alguns processos poderão ser resolvidos diretamente pelo professor e pelos pais”, comenta o secretário.

Os dois sites podem ser acessados em desktops, notebooks, tablets e smartphone. A expectativa da SED é que o Estudante On-line seja o site mais acessado do governo estadual, superando o Portal Detran-SC, atual campeão de acessos.

Eleição dos diretores
Deschamps informou que neste ano a Secretaria fará a eleição direta para os diretores das escolas em toda a rede pública estadual. O processo começará em maio, com a apresentação dos planos de trabalho dos candidatos. “Esses planos serão avaliados por consultores externos. Os aprovados serão submetidos à votação da comunidade escolar, em novembro. Os eleitos tomarão posse em janeiro de 2016”, explica.

A votação será direta. O voto dos pais terá peso dois, enquanto professores e alunos terão voto peso um. Segundo o secretário, cada diretor eleito terá um mandato de quatro anos. “Mas o diretor será avaliado anualmente, e aqueles que não cumprirem o que está previsto em seus planos, serão exonerados”, informa Deschamps.

A rede pública estadual de ensino em Santa Catarina é formada por aproximadamente 1,1 mil escolas e 550 mil alunos. Para este ano, a SED deve contar com 23 mil professores efeitos e outros 11 mil com contrário temporário. “Mas, se houver necessidade, vamos contratar mais professores”, afirma o secretário.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar