Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/09/2017 - 14h11min

SED apresenta novo modelo de avaliação e sistema de registros on line

Imprimir Enviar
Thiago Barbosa da Silva, professor da rede pública de ensino em São José

A secretária-adjunta da Educação, Elza Marina da Silva Moreto, em companhia de diversos técnicos da pasta, compareceu na manhã desta terça-feira (26) à Assembleia Legislativa para falar sobre o novo modelo de avaliação e o sistema registros on line implantados na rede estadual de ensino.

A apresentação da secretária aconteceu no âmbito da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, a pedido da deputada Luciane Carminatti (PT), que preside o colegiado. “Não temos objeção com relação à concepção de avaliação, qualitativa, ou cumulativa, que apure com maior profundidade do avanço do aluno. Quanto a isso, estamos de acordo. A questão é que no dia a dia os professores já estão sobrecarregados, sem nenhuma estrutura de internet e agora precisam levar mais trabalho para casa. São esses problemas que queremos discutir em busca de soluções.”

Em sua manifestação, Elza ressaltou que as alterações, em vigência desde o início deste ano, têm como base a Portaria 189/2017, emitida pela Secretaria de Estado da Educação (SED), e seguem as novas diretrizes nacionais para o setor. A normativa substitui a avaliação final do estudante por exames bimestrais e também diminui de 7 para 6 a nota média exigida para a aprovação. “Entendeu-se que a chance de recuperação não tem que ser só final do ano, na reta final, com todo o conteúdo ministrado nesse tempo, mas periodicamente, ao longo de todo o período letivo, para que aquele conhecimento dado seja realmente assimilado.”

O professor Thiago Barbosa da Silva, que ministra aulas na Escola de Educação Básica Maria do Carmo Lopes, de São José, mostrou-se preocupado com as medidas, por acreditar que acarretarão um distanciamento na aprendizagem dos alunos das redes pública e privada.

Ele também colocou em questão a viabilidade do sistema de registros on line - dada a atual condição das conexões de internet nas escolas - e afirmou que a SED vem desconsiderando a classe docente em suas decisões. “Entendemos que há boas intenções envolvidas, mas essa é uma medida que vem gerando inquietação e desgaste nos professores, pois representa um acréscimo de trabalho ao final de cada bimestre. Gostaríamos de ser mais envolvidos nestas decisões, mas simplesmente recebemos a normativa, sem nenhuma orientação ou treinamento.”

Em resposta, a gestora da SED afirmou que o registro on line já vem sendo implementado na rede pública de ensino desde 2015, como forma de facilitar o acesso dos pais às notas e frequências dos alunos, e que o governo já vem procurando melhorar a qualidade das conexões nas escolas. “Tudo que é novo inquieta, traz perplexidade. Mas temos que migrar de uma cultura para a outra e isso não é fácil de fazer em curto prazo”, disse.

Com relação às críticas de Silva sobre a forma de gestão da SED, a secretária-adjunta afirmou que não foi possível envolver pessoalmente toda a classe docente do estado nas tratativas sobre as medidas e que para isso os representantes da pasta têm percorrido as gerências de educação. “Estas questões foram muito estudadas e debatidas por nossos técnicos, que percorreram todo o estado se reunindo com professores e gestores. Temos essa política de abertura, de escutar, de estar juntos com a base, porque é junto dela que temos construído os processos, como gestores públicos que somos. Estamos aqui agora também para ouvir.”

Também participaram da reunião os deputados Antonio Aguiar (PMDB), Valdir Cobalchini (PMDB) e Ricardo Guidi (PSD).

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar