Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/03/2021 - 18h34min

Secretário Altair Silva apresenta programas para a agricultura

Imprimir Enviar
Secretário ocupou a tribuna da Alesc nesta quarta-feira (24)
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O secretário de Estado de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, o deputado licenciado Altair Silva, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (24), para apresentar os novos programas desenvolvidos pela Pasta, que está sob o seu comando desde o começo do ano.

Silva afirmou que as ações são fruto da junção de 57 programas desenvolvidos pela secretaria, que foram compactados e transformados em seis macroprogramas: Invest Agro SC, Invest Agro Emergencial, Fomento Agro SC, Reconstroi SC, Jovens e Mulheres em Ação e Prosolo e Água. “São seis programas fáceis de entender, que englobam todas as cadeias produtivas de Santa Catarina. Queremos que o produtor tenha a oportunidade de investir mais”, afirmou o secretário.

O Invest Agro SC e o Invest Agro SC são voltados ao fortalecimento das cadeias produtivas da agropecuária e da pesca. Por meio dele, o produtor pode contratar financiamentos com juros subsidiados pelo Estado (até 2,5% ao ano) e prazo de até oito anos para pagar.

Já o Fomento Agro SC tem o objetivo, entre outros, de incentivar a inclusão digital no campo e a qualificação para o acesso à energia. O programa Reconstroi SC é voltado para famílias que sejam atingidas por desastres ambientais ou climáticos e necessitem de recursos para reconstruir benfeitorias, máquinas ou equipamentos danificados.

No Jovens e Mulheres em Ação, além da qualificação para a agropecuária e a pesca, as pessoas de 16 a 29 de idades poderão adquirir computador no valor de até R$ 5 mil, com três anos de prazo de pagamento e subvenção de até 50% no valor das parcelas pagas em dia. Já no programa Prosolo e Água, a meta é investir na armazenagem de água nas propriedades rurais, visando ao enfrentamento dos períodos de estiagem.

Altair Silva adiantou que uma das metas da Pasta é investir em fibra ótica na área rural. A secretaria também focará suas ações voltadas aos cereais e silagem de inverno como estratégias para aumentar a produção de milho no estado. O secretário adiantou que a safra atual terá queda na produção, em função da estiagem e da praga da cigarrinha.

“É de muita importância conhecermos os projetos que a secretaria dispõe para que possamos orientar as nossas lideranças ligadas ao agronegócio”, comentou o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal.

A apresentação do secretário foi elogiada pelos deputados José Milton Scheffer (PP), Marlene Fengler (PSD), Ricardo Alba (PSL), Fabiano da Luz (PL) e Kennedy Nunes (PSD).

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar