Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/05/2017 - 17h50min

Sebrae/SC realiza Semana do Microempreendedor Individual até sexta (12)

Imprimir Enviar
Na Grande Florianópolis, semana ocorre ao lado do Ticen, no centro da Capital.
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Teve início nesta segunda-feira (8) em todo o país a 9ª edição da Semana do Microempreendor Individual (MEI). Em Santa Catarina, o Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/SC), responsável pela organização do evento, realiza atividades em várias cidades. Na Grande Florianópolis, as ações são realizadas em uma tenda montada ao lado do Terminal de Integração do Centro (Ticen), na Capital, com o apoio de vários parceiros, entre eles a Assembleia Legislativa.

O atendimento ao público vai até sexta-feira (12), das 9 às 18 horas. Conforme a coordenadora do Sebrae da Grande Florianópolis, Soraya Tonelli, qualquer pessoa interessada em informações sobre o MEI, seja ela um empreendedor formalizado ou não, pode procurar o atendimento, que é feito sem custo e sem necessidade de agendamento.

“O Sebrae presta essa orientação durante todo o ano, mas durante esta semana nós concentramos esforços para que as pessoas vejam que é possível empreender, que isso não é um bicho de sete cabeças”, comenta Soraya.

Neste ano, o foco da semana é o valor da educação financeira. Para isso, estão programados cursos e palestras gratuitas. Além disso, os interessados podem obter orientação com profissionais da área, como consultores de negócios, contadores, instituições de crédito, entre outros.

“O objetivo é aproximar as pessoas do conhecimento sobre o empreendedorismo, oferecendo a elas informação para montar seus negócios de forma planejada, sabendo os ônus e os bônus”, diz a coordenadora. Para quem já é MEI, há vários serviços disponíveis, como regularização fiscal, orientação para declaração de imposto de renda, orientações sobre marketing, gestão, acesso ao microcrédito.

Santa Catarina, conforme o Sebrae/SC, conta com 250 MEIs, o que representam 50% do total de empresas no estado. A coordenadora do Sebrae explica que a crise econômica e o desemprego impactaram no aumento no número de microempreendedores. “No desemprego, as pessoas empreendem por necessidade, na busca por emprego e renda. Geralmente elas saem do emprego capitalizadas por uma recisão e desengavetam o sonho de montar o próprio negócio. Todos ganham com o aumento de MEIs. O MEI gera a renda, tem cobertura da previdência social, gera empregos”, explica.

Neste ano, a Alesc é parceira do evento do Sebrae. Segundo o presidente da Casa, deputado Silvio Dreveck (PP), apoiar essa iniciativa é uma maneira de fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico do estado. “Os microempreendedores individuais representam uma grande parcela dos empresários formais de Santa Catarina. Fomentar a capacitação deles e estimular o seu crescimento é fundamental para o desenvolvimento catarinense”, comenta.

Quem pode
Para ser um MEI, o interessado precisa ter um faturamento de até R$ 60 mil ano, ter no máximo um empregado e não ser sócio em nenhuma outra empresa. No Portal do Empreendedor, está disponível a lista das 500 atividades que podem ser enquadradas na legislação do MEI.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar