Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/11/2012 - 20h51min

SC sedia encontro nacional de autoridades da segurança pública

Imprimir Enviar
Abertura oficial do encontro ocorreu na Assembleia Legislativa

Representantes da segurança pública de 23 estados se reúnem nesta sexta-feira (30) em Florianópolis para trocar experiências no setor, durante a 47ª reunião do Colégio Nacional de Secretários de Estado da Segurança Pública (Consesp). Na noite desta quinta-feira (29), o encontro foi oficialmente aberto, em cerimônia no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa.
Além do Consesp, que trouxe a Santa Catarina 19 secretários de Segurança Pública, dois secretários-adjuntos e dois representantes, estarão reunidos o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar (CNCG), com 43 representantes, e o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC), com 18 delegados-gerais de Polícia e dois representantes.
Assuntos como a integração do banco de dados das polícias, a modernização tecnológica, a radiocomunicação digital, o policiamento nas fronteiras, o combate ao crime organizado e a reforma penal estarão em discussão nas câmaras temáticas criadas pelo conselho. A violência no trânsito e os recentes ataques registrados em Santa Catarina e São Paulo também devem entrar na pauta da reunião.

Importância
O presidente do Consesp, Wantuir Brasil Jacini, que é secretário de Mato Grosso do Sul, afirmou que, além desses assuntos, a reunião deve dar espaço à discussão sobre a freqüência de rádio utilizada pelas polícias dos estados.
“O crime não tem fronteiras, não tem limites. É preciso que as instituições estejam interligadas, trocando informações permanentemente para fazer um enfrentamento conjunto desses crimes”, afirmou.
Para o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Cesar Augusto Grubba, a realização da reunião em Florianópolis é importante e significativa para o estado. “Vamos tratar de questões que são coincidentes nos estados, até porque sabemos que os criminosos migram de um local para outro”, afirmou.
O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Nazareno Marcineiro, que é presidente da CNCG, classificou a realização do encontro em Florianópolis como um momento ímpar para a história de Santa Catarina. “Vamos desenvolver trabalhos que possam melhorar a segurança pública e, consequentemente, proteger o patrimônio das pessoas”. (Marcelo Espinoza)

Voltar