Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/08/2014 - 17h10min

SC inicia emissão do novo cartão de identificação do usuário do SUS

Imprimir Enviar
Clécio Espezim, da Secretaria de Estado da Saúde, explica benefícios do novo cartão. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

Santa Catarina já deu início à emissão do novo modelo do cartão de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde, Clécio Espezim, a implantação do novo cartão foi dividida em três etapas e deve ser concluída no ano que vem.

Espezim explica que a medida faz parte de uma política nacional de cadastros dos usuários do SUS. Cada pessoa cadastrada receberá um número que é válido para todo o país. Neste número, estarão centralizadas todas as informações referentes ao paciente. “O grande diferencial desse cartão é que ele vai facilitar o acesso do usuário à rede de saúde pública em qualquer ponto do território nacional. Ele permitirá também uma melhor organização da rede de atenção à saúde”, afirma.

Outro benefício do novo cartão é a criação de um banco de dados nacional com as informações de todos os usuários do SUS. “Isso dará ao poder público elementos para planejar melhor as ações na área da saúde”, explica Espezim.

A implantação do novo cartão é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e o DataSUS. Em Santa Catarina, a primeira etapa contempla 132 municípios, começando pelas capitais, regiões metropolitanas e cidades que já tenham implantado o Sistema de Regulação (Sisreg). Na segunda etapa, mais 141 municípios serão atendidos. Na terceira e última etapa, 22 cidades vão ser contempladas. A expectativa da Secretaria de Saúde é concluir a primeira e a segunda etapa ainda em 2014.

Os novos cartões do SUS serão emitidos gratuitamente em qualquer unidade básica de saúde ou por meio das equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Para saber se seu município já confecciona o novo cartão, basta entrar em contato com a secretaria ou a diretoria de saúde de sua cidade.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Saiba Mais

Voltar