Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/12/2020 - 17h35min

SC avança na negociação para compra de vacina italiana

Imprimir Enviar
Deputados Ismael dos Santos e Kennedy Nunes falaram sobre aquisição de vacinas contra Covid-19
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Os avanços nas negociações para a compra da vacina italiana contra o coronavírus ganharam destaque na sessão de terça-feira (15) da Assembleia Legislativa.

“Há cerca de 45 dias tive a oportunidade de ter, através da Câmara Italiana de Comércio, uma audiência com o embaixador italiano e dali surgiu a possibilidade de conversarmos com o Conselho das Universidades que estão investindo na pesquisa da vacina. Ontem à tarde tivemos uma nova conferência entre o secretário de Saúde e a embaixada no sentido de avançarmos”, noticiou Ismael dos Santos (PSD).

Segundo o representante de Blumenau, discute-se a criação de um consórcio entre a Itália e o estado, com a participação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Laboratório Central (Lacen).

“Precisamos ter um plano A, um plano B, um plano C, não sabemos o que vem pela frente”, admitiu Ismael, informando em seguida que na próxima sexta-feira haverá nova rodada de negociações.

Doutor Vicente Caropreso (PSDB) elogiou a iniciativa do colega e ressaltou a importância de contar com mais uma vacina para debelar a pandemia.

“É por aí, temos de batalhar pelo portfólio nacional, para ser o mais diversificado possível, a iniciativa é extremamente positiva”, avaliou Caropreso, que criticou as teorias da conspiração que orbitam a vacina CoronaVac, produzida pelo instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a chinesa Sinovac.

Kennedy Nunes (PSD), por outro lado, noticiou o protocolo de requerimento dirigido ao Ministério Público (MPSC) e ao Tribunal de Contas (TCE/SC) para que acompanhem as aquisições de vacinas pelo estado e municípios.

“Protocolei no MP estadual e no TCE requerimento para que essas duas instituições montem uma comissão técnica para acompanhar desde agora qual vacina será comprada, quem vai fornecer, o preço, data de entrega, o pagamento e como será feita a logística”, justificou Kennedy, acrescentando que o estado dispõe de R$ 300 mi para comprar vacinas.

Genésio Ayres Marchetti
Jerry Comper (MDB) lamentou a morte de Genésio Ayres Marchetti, ex-prefeito de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí.

“Um momento difícil, no último final de semana perdemos um grande líder, um grande político, um grande homem e um grande pai, Genésio Ayres Marchetti, que estava em tratamento contra Covid-19”, anunciou Comper.

De acordo com Comper, Marchetti foi um renomado empresário, madeireiro, dono de rádio, do jornal local e que exerceu forte liderança política em Ibirama e região. Atualmente era suplente do senador Dário Berger (MDB).

“Se eu pudesse resumir a biografia do doutor Ayres, diria que foi um empresário que fez muito mais que a sua obrigação, investiu no social, na cultura, no esporte, no nosso glorioso Atlético de Ibirama e investiu muito na cidadania”, lembrou Ismael, que recordou a batalha do ex-prefeito pela ligação entre a BR-470 e a BR-116.

Humberto “Betão” Pessatti
Jerry Comper, Vicente Caropreso e Moacir Sopelsa (MDB) lamentaram a morte do prefeito de Rio do Oeste, Humberto “Betão” Pessatti, também vítima da Covid-19.

“Betão, nosso querido amigo. Tive o prazer de conhecer sua força política, liderança e o resultado do seu trabalho, fica registrado meu carinho pelo Betão”, declarou Caropreso.

“Tive muita convivência com Betão, se perdem aí dois grandes líderes no estado, os dois por esta doença infame, precisamos nos proteger, proteger os nossos e procurar a proteção de todos”, afirmou Sopelsa.

Fórum Parlamentar
Padre Pedro Baldissera (PT) noticiou a instalação do Fórum Parlamentar dos Consórcios Intermunicipais, que aconteceu nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa.

“Foi um encaminhamento deste deputado e que teve o aplauso de vários outros deputados”, informou Padre Pedro, que agradeceu a presença dos colegas, prefeitos, representantes da Fecam e da Confederação Nacional dos Municípios.

SC-477
Renato Pike (PL) pediu ao Executivo que execute uma operação tapa-buracos emergencial na SC-477, no Planalto Norte.

“Na SC-477 existem buracos com mais de 30 cm no meio da pista, no domingo encontramos seis carros parados no acostamento com pneus estourados. Faço um pedido ao secretário de Infraestrutura e ao governador para que abracem esta rodovia, já roubou muitas vidas, façam um tapa-buracos que salve vidas”, apelou Pike.

Controle-se, promotor
Coronel Mocellin (PSL) repreendeu um promotor público da Comarca de Criciúma que instaurou procedimento para verificar as ações e omissões das forças de segurança no afamado assalto ao Banco do Brasil de Criciúma.

“Deveria estar junto com os policiais e não ocupar (os policiais) com buscas de informações que não levarão a nada. Controle-se, promotor! Nenhuma polícia está pronta para agir de imediato em uma situação excepcional. Quantos inocentes poderiam resultar feridos ou mortos?”, questionou Mocellin, aludindo à hipótese de reação da polícia contra um bando armado com metralhadora .50 e explosivos. 

100% das reservas
Ivan Naatz (PL) repercutiu audiência pública da Comissão de Turismo, realizada na segunda-feira, e que terminou com a decisão de permitir que os hotéis operem com 100% da capacidade.

“Parece que o governo começa uma nova fase, está dialogando com o setor produtivo”, apontou Naatz, que elogiou a decisão de permitir a ocupação máxima no setor hoteleiro e o início da negociação com o setor de eventos.

Escoteiros
Bruno Souza (Novo) parabenizou na tribuna a União dos Escoteiros do Brasil, regional de Santa Catarina.

“Fui escoteiro grande parte da minha vida e hoje sou da União Parlamentar dos Escoteiros do Brasil. O escotismo está focado no desenvolvimento dos jovens, no altruísmo, na responsabilidade, no respeito e na disciplina”, revelou Bruno, que parabenizou os 148 grupos de escoteiros de Santa Catarina que congregam quase 40 mil adolescentes.

 

 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar