Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/08/2014 - 20h55min

Santa Catarina sedia evento nacional dos fiscais federais agropecuários

Imprimir Enviar
Congresso foi aberto na noite desta segunda-feira (18), no Centrosul. FOTO: Carlos Killian/Agência AL

Florianópolis sedia até a próxima sexta-feira (22) o 3º Conaffa, o Congresso Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários. O evento foi aberto na noite desta segunda-feira (18), no Centrosul, com a presença de várias autoridades.

A abertura foi marcada pela palestra da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS). De acordo com o coordenador do congresso, Serafim de Castro Costa, durante os cinco dias de evento, os participantes vão discutir 66 teses que serão apresentadas para elaborar as diretrizes a serem implantadas na carreira de fiscal agropecuário nos próximos anos, por meio da formação de grupos de trabalhos sobre temas como sindicalismo, carreira de fiscalização, ética, organização sindical e relacionamento institucional. A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento.

Desafios
Conforme Costa, uma das principais reivindicações dos fiscais é o fim do déficit de pessoal que a categoria enfrenta em todo o país. “Nós temos 900 vagas em aberto. Há um concurso em andamento, do qual serão nomeados mais 300 fiscais. Esse número, no entanto, não é suficiente para atender a demanda”, afirma o coordenador do congresso.

A vice-presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFAA), Terezinha de Jesus Mazza, entidade que organiza o congresso, afirma que Santa Catarina é um dos estados que onde o déficit de pessoal é maior.  “Necessitamos de mais fiscais. As vagas existentes nos portos do estado estão muito aquém da necessidade”, disse. “O trabalho do fiscal é essencial para que a população tenha um produto de boa qualidade em sua mesa”.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina participou da abertura do Conaffa. O presidente em exercício do Parlamento, deputado Joares Ponticelli (PP), destacou a importância do fiscal agropecuário para a economia catarinense. “Serão discutidos temas que interessam ao nosso estado, principalmente pela importância que a agropecuária tem para a economia de Santa Catarina”, afirmou.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Saiba Mais

Voltar