Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/02/2018 - 16h49min

Saiba mais sobre o novo presidente da Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar
Aldo Schneider assumiu a chefia do Poder Legislativo estadual nesta terça-feira (6)
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O deputado Aldo Schneider (PMDB), 49º presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina no período republicano, nasceu em Agrolândia, no Alto Vale do Itajaí, a 23 de maio de 1961. É formado em gestão empresarial, casado e pai de dois filhos.

Ingressou na Receita Estadual em 1980. Iniciou a carreira política em 1987, quando, aos 26 anos, filiou-se ao PMDB. À época, ele era responsável pela Coletoria Estadual do então Distrito de Vítor Meireles, município de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí.

Foi nesse período que Aldo se envolveu com o movimento pela emancipação de Vítor Meireles. O distrito tinha quase 7 mil habitantes, contava com apenas uma linha telefônica e não tinha escola de ensino médio.

Em 1988, foi eleito vereador em Ibirama. Sua campanha teve como bandeira principal a defesa da emancipação do distrito, que foi oficializada em 1989. Como reconhecimento à participação nessa conquista, foi eleito, no mesmo ano, o primeiro prefeito da história de Vítor Meireles.

Aldo voltaria a comandar o município em outras duas ocasiões: 1996 e 2000. Em 2003, convencido pelo governador Luiz Henrique da Silveira e pelo deputado estadual Rogério Mendonça Peninha, renunciou à prefeitura de Vitor Meireles para ser o primeiro secretário estadual de Desenvolvimento da Regional de Ibirama.

A atuação regional possibilitou que Aldo se candidatasse a deputado estadual em 2010. E logo em sua primeira eleição para a Alesc obteve 36.449 votos, conquistando uma cadeira no Parlamento catarinense. Em 2014, reelegeu-se deputado com 58.646 votos, o sexto mais votado em todo o estado.

No Legislativo, o deputado foi líder da bancada estadual do PMDB em 2012 e líder do governo em 2013. Em 2015, foi eleito 1º vice-presidente da Alesc, cargo para o qual foi reconduzido em fevereiro de 2017, como parte do acordo entre PP e PMDB para o compartilhamento da Presidência no biênio 2017-2019.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar