Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/08/2018 - 10h26min

Rota turística religiosa é aprovada em reunião da Comissão de Turismo

Imprimir Enviar
Além da rota turística, a Comissão tratou da doação de animais que serviram à segurança pública

A instituição da Rota Turística Caminhos de Santa Paulina, projeto de lei de autoria do deputado Milton Hobus (PSD), foi aprovada por unanimidade durante reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (15).

Representando o deputado Ricardo Guidi (PSD), vice-presidente da comissão, Milton Hobus relatou o projeto e afirmou que a institucionalização do PL vai potencializar a criação de um turismo positivo para a região que abrange os municípios de Nova Trento, São João Batista, Tijucas, Canelinha e Camboriú. “O turismo é a indústria sem chaminés. Gera renda e não tem impacto negativo sobre o meio ambiente. A criação dessa rota vai aumentar a vinda de pessoas de todo o país, quiçá do mundo, a exemplo do turismo religioso promovido em outros países.”

Doação de animais

Durante a reunião, também foi aprovado o PL 139/2018, extra-pauta, que dispõe sobre o processo de doação de animais pertencentes aos órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Segurança Pública.

De autoria do deputado Valmim Comin (PP), o projeto tem como objetivo regular e conferir segurança jurídica ao processo de doação de animais da segurança pública, para que, ao fim de sua vida laboral, possam ser adotados pelo servidor que esteve ao seu lado durante anos de trabalho ou por entidades de proteção animal ou ainda por pessoa física.

A iniciativa do projeto foi inspirada na Lei 15.106, de 2018, do estado do Rio Grande do Sul, que ficou conhecida como Lei Nanquin. O nome Nanquim é uma homenagem ao cavalo que acompanhou a ex-policial militar Kelly Thimoteo, por cinco anos na brigada militar de Passo Fundo. Em julho de 2017, quando soube que o parceiro iria a leilão, a oficial iniciou um movimento nas redes sociais para conseguir adotá-lo. O apelo chegou às autoridades e resultou na mudança de legislação.

“Esse projeto é de fundamental importância, visto que os animais são seres senscientes que ao final de sua vida laboral merecem ser tratados com carinho e respeito”, avaliou o deputado João Amin (PP), relator do projeto.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar