Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/10/2017 - 16h57min

Rota Turística Caminhos da Neve é aprovada pelos deputados

Imprimir Enviar
Deputado Milton Hobus (PSD), autor da proposta que cria a nova rota turística catarinense

Os deputados estaduais catarinenses aprovaram, na sessão ordinária da tarde desta terça-feira (3), o Projeto de Lei (PL) 97/2017, de autoria do deputado Milton Hobus (PSD), que institui a Rota Turística Caminhos da Neve em Santa Catarina. A proposta foi aprovada em primeiro turno e passará por nova votação nas próximas sessões.

Conforme o autor do projeto, o objetivo é valorizar o potencial turístico da Serra Catarinense e interligar a região à Serra Gaúcha. “É uma das regiões mais bonitas do mundo e tem uma vocação para atrair turistas de outros países”, afirmou Hobus. “A rota é um produto que poderá ser vendido e comercializado com o objetivo de atrair mais turistas e desenvolver, de forma sustentável, toda a região.”

O deputado afirmou que um projeto semelhante tramita na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para criar a rota Caminhos da Neve no estado vizinho e interligar as duas regiões serranas. “Vamos envolver todos os municípios para criar ações concretas para que a Serra catarinense se desenvolva”, completou. Hobus citou obras que vão auxiliar nessa interligação, como a pavimentação da rodovia que liga São Joaquim a São José dos Ausentes (RS).

O prefeito de Rio Rufino e representante da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Thiago Costa, ocupou a tribuna da Alesc para comentar sobre a proposta da rota turística. “Esse projeto só vem a incrementar e melhorar a região. Vai valorizar nossas paisagens, nossa cultura, nossas tradições. Se for bem explorada, temos condições de ter uma das rotas mais bem exploradas”, disse Costa, que pediu verbas para a implantação da rota.

O prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, também se manifestou sobre o PL. Ele destacou que ao incentivar o desenvolvimento da Serra, a rota trará benefícios para todo o estado. “Sabemos que o peso eleitoral da Serra não é muito viável para os deputados, mas pedimos apoio dessa Casa, porque a Serra é uma joia a ser explorada”, afirmou.

Os deputados Cleiton Salvaro (PSB), Nilso Berlanda (PR), José Nei Ascari (PSD), Maurício Eskudlark (PR), Rodrigo Minotto (PDT), Antonio Aguiar (PMDB), João Amin (PP), Kennedy Nunes (PSD) e Cesar Valduga (PCdoB) elogiaram a iniciativa da rota turística. O PL 97/2017 segue para votação em segundo turno.

Cerol
Ainda na sessão desta terça, os parlamentares aprovaram outros cinco projetos. Entre eles, está o PL 296/2016, de autoria do suplente Roberto Salum (PRB), que exerceu o mandato de deputado no segundo semestre do ano passado.

A matéria, aprovada em segundo turno, proíbe a utilização de cerol e a comercialização, importação, uso e fabricação de linhas cortantes obtidas por meio da combinação entre cola de madeira, óxido de alumínio, silício e quartzo moído, também conhecidas como "linhas chilenas". Esses produtos são utilizados na confecção de pipas e podem provocar acidentes fatais, principalmente quando as linhas atingem ciclistas e motociclistas.

O deputado Nilson Gonçalves (sem partido) lembrou que apresentou projeto semelhante no passado, mas a proposta não prosperou. “Fico feliz em ver esse projeto aprovado. É um absurdo o que temos acompanhado em relação a essa irresponsabilidade, uma brincadeira nociva que fez com que muitas pessoas perdessem a vida”, disse.

Kennedy Nunes (PSD) parabenizou o autor do projeto e ressaltou a necessidade do assunto ser debatido nas escolas, como prevê o PL.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar