Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/03/2021 - 09h50min

Romildo Titon assume a presidência da Comissão de Assuntos Municipais

Imprimir Enviar
Reunião de instalação da Comissão de Assuntos Municipais: deputado Titon (no alto, à esquerda) foi eleito presidente
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O deputado Romildo Titon (MDB) foi eleito para presidir a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. O nome do emedebista foi definido após consenso entre lideranças do Legislativo. Para a vice-presidência foi escolhido o deputado Sérgio Motta (Republicanos).

A primeira decisão do novo presidente, apoiada pelos demais parlamentares, durante a instalação do colegiado, é que as reuniões serão convocadas conforme o surgimento de pautas. O deputado Neodi Saretta (PT) destacou a atuação do deputado Jerry Comper (MDB), que comandou a comissão nos dois últimos anos. “Ele fez articulações importantes junto aos municípios, fazendo um belo trabalho. Como ele continua conosco e com o novo comando que conta com a experiência do deputado Titon, tenho certeza de que vamos continuar bem”, citou.

Comper lembrou que em 2019, quando assumiu o cargo, foi necessário atuar com empenho diante do surgimento de uma tese que previa a extinção dos pequenos municípios, transferindo a administração deles para cidades maiores. “Com a ajuda dos parlamentares, fizemos audiências públicas em Ibirama, Lages, Capinzal e Cunha Porã”, lembrou. Segundo ele, as reuniões mobilizaram lideranças e moradores do interior de Santa Catarina para evitar as mudanças. “Mas neste ano voltou essa questão, via Brasília, do fechamento dos pequenos municípios. Todos nós vamos trabalhar para estar ao lado deles, continuando o que fizemos em 2019 e 2020”, assegurou.

Na avaliação do deputado Sílvio Dreveck (PP), em cujo mandato como presidente da Alesc a Comissão de Assuntos Municipais foi constituída, a missão do colegiado é muito importante. “Com exceção de algumas cidades, a maioria dos municípios do Estado são pequenos ou médios, que precisam da ajuda dos parlamentares. Os grandes, econômica e politicamente falando, têm mais facilidade de acesso aos governos federal e estadual. Mas os demais, não. Precisam da intervenção dos parlamentares para poder acessar recursos e resolver problemas locais que, sem ajuda, os deixam muitas vezes em situação difícil”, comentou.

Para a deputada Marlene Fengler (PSD), a comissão tem grande responsabilidade com os pequenos municípios. “São todos consolidados e contribuem para que o Estado seja o que é hoje, um dos melhores em termos de indicadores econômicos e sociais. Temos problemas, mas somos o melhor Estado do país. Isso se deve em grande parte a esses municípios, que trabalham e contribuem”, finalizou.  A comissão é integrada também pela deputada Ana Campagnolo (PSL).

Voltar