Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/09/2016 - 15h53min

Responsabilidade Social: Criciúma encerra ciclo de workshops

Imprimir Enviar
Renato Barcellos, da Fecomércio-SC, uma das entidades parceiras da Certificação de Responsabilidade Social, durante o workshop de Criciúma
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Criciúma, no Sul do estado, recebeu nesta sexta-feira (2) a última etapa dos workshops de Certificação de Responsabilidade Social – Uma Atitude de Valor Catarinense. Realizado no auditório da Faculdade Senac, o evento fez parte do ciclo de encontros desenvolvidos em diferentes regiões do estado, voltados para empresas e entidades interessadas em participar da 6ª edição do Prêmio de Certificação de Responsabilidade Social. O evento foi promovido pela Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social.

À frente dos trabalhos desenvolvidos no workshop, a representante da comissão, Elisângela Schappo, explicou que além de qualificar representantes de empresas e de entidades sem fins lucrativos interessados em conquistar o reconhecimento por sua atuação socialmente responsável, a iniciativa  ofereceu aos participantes a oportunidade de esclarecer dúvidas quanto à elaboração do balanço social e especialmente sobre o processo de preenchimento do formulário de inscrição. O balanço social é um dos principais documentos exigidos no ato da inscrição.

Para Elisangela, os workshops regionais tiveram um retorno positivo, pois muitas das empresas e entidades participantes tiveram contato com a Certificação de Responsabilidade Social pela primeira vez. Além de repassar os conceitos e os valores da responsabilidade socioambiental, desde a abordagem de aspectos práticos da inscrição das empresas e entidades, Elisangela destaca que o workshop promoveu a disseminação do prêmio de Responsabilidade Social, angariando novos participantes. “Percebemos ao longo deste evento itinerante o interesse pela certificação. Gente trazendo novas ideias, com bom engajamento, projetos e ações que possam servir de exemplo de responsabilidade social”, comenta.
  
Entidades Parcerias
Presente no encontro no último encontro, a Fecomércio-SC está entre as 15 entidades parceiras da Certificação de Responsabilidade Social. Representando a entidade, o gerente de planejamento, Renato Barcellos, pontuou a importância da certificação, que visa reconhecer e destacar as organizações e empresas que fazem a diferença em Santa Catarina, em especial na promoção do bem-estar da sociedade e na preservação ambiental.  Segundo Barcellos, a capacitação é uma ferramenta para os participantes conhecerem melhor o edital de Certificado de Responsabilidade Social.

“A partir deste mecanismo, empresas ou entidades têm a oportunidade de participar do processo com a clareza da proposta. Uma empresa certificada passa a ser mais conhecida e vista com mais seriedade, uma vez que o cliente tem uma visão de que está fazendo negócios com uma empresa responsável no que tange à responsabilidade social”, disse.   

Empresa certificada 2015
Contemplado com a certificação em 2015, o Sesc de Tubarão, representado pelo gerente Lindomar Saraiva, destacou que a certificação reforça a conscientização, estimulando a empresa e entidade a buscar cada vez mais projetos voltados para questão. Ele ressaltou que o Sesc foi contemplado com a certificação por meio do projeto de insumos, no qual todo o manejo de resíduos dos restaurantes do Sesc  são coletados diariamente e levadas para a sede em Cacupé, em Florianópolis, para serem transformados em adubo. “Após esse processo, o adubo é distribuído a comunidades e empresas que têm dificuldade em ter acesso a um produto de qualidade”, destaca.

Histórico
Em 2015, 239 empresas e entidades participaram do processo e 94 receberam a certificação. Cinco empresas e duas entidades foram premiadas com o troféu. Em 2016, até o momento, já são aproximadamente 200 inscrições, que prosseguem abertas até o dia 12 de setembro e são feitas apenas no site da Assembleia Legislativa.

O Certificado de Responsabilidade Social é concedido anualmente a todas as entidades inscritas que cumpram os requisitos previstos no edital. As organizações que se destacam em cada uma das categorias previstas são premiadas com o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC (duas entidades com fins não econômicos e seis empresas que obtiverem os melhores desempenhos em responsabilidade socioambiental).

A responsabilidade de todo o processo de certificação e premiação dos troféus fica a cargo da Comissão Mista de Responsabilidade Social, composta por representantes da Alesc e das seguintes entidades:

  • Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert)
  • Associação de Diários do Interior (ADI)
  • Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)
  • Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede)
  • Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC)
  • Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina(Fampesc)
  • Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc)
  • Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
  • Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio)
  • Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc)
  • Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom)
  • Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC)
  • Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC)
  • Observatório Social de São José (OSSJ)
  • Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas de Santa Catarina (Sebrae)

Mais informações
Comissão de Assessoramento à Comissão Mista 2016: (048) 3221-2919.
E-mail: rsocial@alesc.sc.gov.br

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar