Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/07/2016 - 10h57min

Regional de Timbó mantém prioridades do ano passado para orçamento estadual

Imprimir Enviar
Participantes da audiência pública do Orçamento Regionalizado em Timbó elegem ações prioritárias.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou a penúltima audiência pública do ciclo do Orçamento Regionalizado (OR) na manhã deste sábado (23), em Timbó, no Médio Vale do Itajaí. O evento realizado pela Comissão de Finanças e Tributação e pela Coordenadoria do Orçamento Estadual reuniu, na Câmara de Vereadores, autoridades, representantes da comunidade e lideranças locais dos sete municípios que compõem a região.

Os participantes mantiveram as três ações escolhidas no ano passado para inclusão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017. As propostas integram as 12 ações previstas no Plano Plurianual (PPA) do governo do Estado referente ao quadriênio 2016-2019.

A principal demanda da região, de acordo com a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó, Lúcia Steinheuser Gorges, é a construção de um anel viário que liga a cidade de Benedito Novo à BR-470, via Indaial. “Essa obra de infraestrutura rodoviária é de extrema importância para o desenvolvimento regional em termos de investimento de novas empresas, de poder de escoamento dos produtos. Precisamos que seja resolvido. Quando for solucionado, partimos para outras prioridades.”

As outras ações consideradas necessárias são incentivos financeiros para custeio do Hospital Beatriz Ramos, de Indaial, e a oferta de atendimento de média e alta complexidade no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó.

O deputado Ismael dos Santos (PSD), que presidiu a audiência pública em Timbó, enfatizou a importância do evento. “Do ponto de vista pedagógico, é uma oportunidade para uma aprendizagem de como funciona o Estado, onde efetivamente os recursos são aplicados”, disse.

O parlamentar também pontuou o caráter democrático das audiências do Orçamento Regionalizado. “É relevante pela perspectiva democrática, pois passa a pulverizar os recursos, os investimentos do Estado em todas as regiões. A democracia passa a ser não apenas representativa, mas participativa, a partir do momento em que representantes da comunidade discutem suas ideias e priorizam os investimentos para o próximo ano”, acrescentou.

Avaliação do Alto e Médio Vale
O presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Marcos Vieira (PSDB), destacou que no ciclo de cinco audiências públicas do Orçamento Regionalizado no Alto e Médio Vale do Itajaí (Ituporanga, Taió, Rio do Sul, Ibirama e Timbó) prevaleceram as demandas por infraestrutura rodoviária e saúde. “Essas ações continuaram predominando como prioritárias. Como relator do orçamento para o ano de 2017, faço questão de incluir todas essas ações escolhidas nas audiências do Orçamento Regionalizado.”

Última audiência do OR
O ciclo de 36 audiências públicas do Orçamento Regionalizado será encerrado na próxima segunda-feira (25), no município de São José. Na reunião serão definidas as ações prioritárias da Grande Florianópolis para o orçamento estadual do ano que vem.

Prioridades elencadas:
Regional de Timbó (Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó)

1 – Construção de anel viário SC-477, SC-416 e BR-470 (ligação entre Benedito Novo a BR-470, via Indaial)
2 – Atendimento hospitalar de média e alta complexidade no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó
3 – Incentivos financeiros para custeio do Hospital Beatriz Ramos, de Indaial

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar