Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/05/2013 - 12h30min

Regional de Palmitos busca investimentos para evitar êxodo da população rural

Imprimir Enviar
Orçamento Regionalizado - Palmitos. Foto: Fábio Queiroz

Os oito municípios que integram a Secretaria Regional de Desenvolvimento (SDR) de Palmitos elencaram, entre suas prioridades para o orçamento estadual de 2014, obras que contribuam para aumentar a atividade econômica na região, como o melhoramento das vias de escoamento da produção e a construção de barracões industriais. O objetivo é criar alternativas de emprego e renda para a população, evitando sua migração para os grandes centros.

A definição ocorreu na noite desta quarta-feira (15), em audiência pública realizada no auditório da prefeitura de Palmitos. O evento foi promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Finanças e Tributação e da Coordenadoria do Orçamento Estadual. As escolhas regionais contribuirão para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2013 e Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2014.

Apoio à produção
Uma discussão acalorada chegou a acontecer durante a reunião e durante um longo tempo impediu a escolha das ações a serem priorizadas. Representantes dos municípios que compõem a regional (Águas de Chapecó, Caibi, Cunha Porã, Cunhataí, Mondai, Riqueza e São Carlos) afirmavam que todas as opções de obras e serviços listadas no Plano Plurianual (PPA) de 2012-2015, de onde deveriam ser escolhidas as três prioridades para orçamento estadual de 2014, visavam amplamente a cidade de Palmitos.

A informação foi contestada, em parte, pelo prefeito do município, Norberto Paulo Gonzatti, que explicou que em 2011, quando o PPA foi elaborado, muitas lideranças não compareceram e os representantes da cidade de Palmitos ficaram incumbidos de elencar ações para toda a regional. "Eles reclamam que as opções não beneficiam a totalidade dos municípios, mas quando ocorreu o momento da consulta, eles não se fizeram presentes. Ainda assim, há obras que vão contribuir para o desenvolvimento de toda a região".

Ele citou a construção de uma casa de repouso voltada à terceira idade, instalação em número insuficiente para atender a população da localidade e ainda de barracões industriais e estruturas conjugadas para empresas. Esta última, visando criar uma alternativa de geração de emprego e renda na região, fortemente ligada à produção agrícola e de proteína animal. "Precisamos incentivar o desenvolvimento de indústrias na região, evitando assim que nossa população migre para outras cidades em busca de oportunidades", disse.

A terceira obra escolhida para integrar o orçamento estadual de 2014, a pavimentação asfáltica do trecho que liga a localidade de São Braz a BR-158, disse o secretário da SDR Palmitos Élio Godoy, vai servir para facilitar o escoamento das carnes e laticínios produzidos. "A grande demanda aqui é pela manutenção das estradas no meio rural. Temos uma grande produção de leite, frangos e suínos nos oito municípios, mas as indústrias processadoras de alimentos não estão na nossa região".

Presença do público aumenta
A chuva que caiu insistentemente na noite de quarta-feira não foi empecilho para as cerca de 80 pessoas que comparecerem à audiência pública do Orçamento Regionalizado em Palmitos. A boa presença de público foi observada pelo deputado Gilmar Knaesel (PSDB), que presidiu o encontro. De acordo com o parlamentar, o fato se deve ao novo formato adotado para a realização das consultas populares, procurando atender individualmente cada regional. "Na audiência que atendeu a regional de Palmitos, no ano passado, estiveram presentes 14 pessoas. Na reunião deste ano o público já chega a 78, demonstrando o acerto do novo modelo adotado para as audiências públicas".

O grande comparecimento de lideranças municipais e comunitárias representa que os debates e decisões realizados no encontro serão levados a milhares de pessoas, avaliaram os deputados Mauro de Nadal (PMDB) e Maurício Eskudlark (PSD). "Em muitas localidades a população nem sempre pode se fazer presente diretamente, devido às dificuldades de acesso, mas participa da mesma forma, delegando o poder decisório a seus representantes", disse Nadal. "Neste auditório estão milhares de pessoas, representadas por meio de suas lideranças", acrescentou Eskudlark.

Dirceu Dresch (PT) afirmou que o fato aumenta a responsabilidade de se buscar ações que contemplem todo o conjunto de municípios. "É um papel importante, de exercício da democracia, em auxiliar o Executivo a acertar mais em suas ações. E vocês têm a tarefa de levantar as questões centrais para toda a região", disse.

Participaram ainda dos debates os deputados Valmir Comin (PP) e Sargento Amauri Soares (PDT), o secretário-executivo de Articulação Estadual, Gelson Sorgato, o presidente da Câmara de Vereadores de Palmitos, Volmar Gandolfi, e representantes da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios).

Alexandre Back
Agência AL

Voltar