Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/08/2013 - 16h37min

Região Serrana recebe seminário sobre responsabilidade social

Imprimir Enviar
O chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia, Douglas Warmling, participou do seminário. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina lançou na tarde desta sexta-feira (2), na Câmara Municipal de Lages, a terceira edição do seu Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social – Destaques SC 2013. Realizado sob a forma de um seminário, o evento buscou incentivar as empresas da região Serrana a incluírem ações para o bem estar da sociedade e a preservação ambiental em seus planos de gestão.

Representando a presidência da Assembleia Legislativa, Douglas Warmling destacou que a inclusão de práticas socioambientais na gestão das organizações demonstra que o empresariado está sensível às demandas sociais e enxerga a sociedade além da perspectiva comercial. Ainda segundo Warmling, o Prêmio e a Certificação de Responsabilidade Social vêm se consolidando a cada ano como uma das principais atividades do Parlamento Estadual. "A ação de certificação tem o amplo apoio da presidência e da Mesa da Assembleia Legislativa, pelo seu cunho social e pelo envolvimento que gera na sociedade".

Programa Jovem Aprendiz
Entidade melhor avaliada na região Serrana e certificada em 2012 como destaque em Responsabilidade Social, a Fundação Carlos Joffre do Amaral fez um relato dos projetos que desenvolve.

Com sede em Lages e escritórios em Florianópolis e Porto Alegre (RS), a entidade é voltada à assistência social e promoção de projetos culturais, com foco na inserção dos jovens no mercado de trabalho e formação continuada, explicou a superintendente da fundação, Marly Isolani Andrade. O trabalho, disse, é feito em parceria com uma agência de estágios, e viabiliza ainda cursos de capacitação. "Por ano, oferecemos cerca de 600 vagas para estágios e outras 60 em cursos, no programa Jovem Aprendiz".

Fundada em 1998, Marly calcula que aproximadamente 39 mil jovens já foram atendidos pela entidade, aumentando suas chances de empregabilidade. Ela acredita que a Certificação em Responsabilidade Social obtida no último ano trará mais credibilidade e visibilidade ao trabalho desenvolvido. "Somos uma pequena equipe, mas que faz um trabalho muito grande e a certificação demonstra que estamos cumprindo aquilo a que nos propomos, que é proporcionar a cidadania para todos".

Avaliações são feitas por uma comissão mista
Instituído pela Lei nº 12.918, de 2004, o reconhecimento em responsabilidade social acontece em duas modalidades: o certificado, a todas as empresas privadas e entidades sem fins lucrativos que atingirem em seu balanço social a pontuação mínima em relação aos indicadores, e o troféu, destinado às seis empresas privadas certificadas que apresentarem o melhor nível de desempenho nos segmentos da indústria e comércio, serviços e turismo, divididas em três categorias: micros, médias e grandes empresas.

As avaliações serão feitas por uma comissão mista, composta por representantes do Legislativo Estadual e mais 12 entidades apoiadoras. Entre elas a Facisc, Fecomércio, Fiesc, Sebrae, Fampesc, Fatma, Federação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Fhoresc), Observatório Social de Florianópolis (OSF), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc) , Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Cada representante participa com um voto.

Para concorrer à certificação e ao prêmio, os balanços sociais devem exibir dados financeiros e patrimoniais, bem como demonstrar o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos lucros e as possibilidades de desenvolvimento social e pessoal, além da interação das empresas e entidades com a comunidade e o meio ambiente.

As inscrições permanecem abertas até o dia 30 de setembro e podem ser feitas por meio do site www.alesc.sc.gov.br/responsabilidadesocial.

Cronograma dos seminários
Já realizado em Florianópolis (25/7) e Criciúma (1º/8), ao todo o seminário sobre Certificação de Responsabilidade Social irá percorrer mais cinco cidades catarinenses. Confira as datas e locais:
8/8 ITAJAÍ - Auditório da Câmara Municipal - Avenida Ver. Abrahão Francisco, 3825
9/8 JOINVILLE - Auditório da Câmara Municipal - Avenida Hermann August Lepper, 1100
15/8 RIO DO SUL - Auditório da Câmara Municipal - Praça 25 de Julho, 01
22/8 CHAPECÓ - Auditório da Câmara Municipal - Rua Marechal Bormann, 320-E
30/8 TUBARÃO - Auditório da Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna) - Rua Rio Branco, 67

Alexandre Back
Agência AL

Voltar