Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/07/2015 - 17h41min

Receita Federal disponibiliza rascunho da declaração do Imposto de Renda 2016

Imprimir Enviar
Luiz Augusto de Souza Gonçalves, delegado da Receita Federal em Florianópolis FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

Com o propósito de facilitar e possibilitar que o contribuinte armazene os dados fiscais em tempo real, a Receita Federal lançou neste mês o rascunho da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016.  Em funcionamento pelo segundo ano, a ferramenta disponível no site da instituição ou na loja do sistema operacional Android, para quem tem dispositivos móveis, está habilitada no sistema iOS, com possibilidade futura de atender também o sistema Windows Phone.

De acordo com o delegado da Receita Federal em Florianópolis, Luiz Augusto de Souza Gonçalves, a ferramenta vem para agilizar a vida do contribuinte, que deixará de guardar documentos durante o ano inteiro para inserir os dados somente no período de entrega da declaração. O delegado explica que, da mesma forma que existe gerenciador financeiro, o aplicativo funciona quase como um gerenciador fiscal da pessoa física, no qual ao longo do ano o contribuinte preenche o rascunho poupando tempo na hora de fazer a declaração nos meses de março e abril. 

Segundo Gonçalves, a novidade permite que o contribuinte preencha o rascunho até 28 de fevereiro, sendo que a partir de 1º de março, quando começa o prazo de entrega da declaração de 2016, o rascunho deixa de ser atualizado. Já entre as novidades que o rascunho da declaração do Imposto de Renda traz em 2016 é a possibilidade do contribuinte importar as informações da declaração do ano anterior para o rascunho. "Utilizando os dados do anos anterior, o contribuinte ganha tempo. Com esse facilitador estamos na expectativa de que o número de contribuintes usando a ferramenta venha a crescer", observou.  

Outro ponto positivo, na nova versão do rascunho, de acordo com o delegado, é o sistema de envio de alertas para o acompanhamento da situação da declaração. "Na versão anterior o contribuinte apenas era avisado quando o pagamento da restituição era enviado para o banco, a partir de agora, os alertas também serão enviados na recepção da declaração, na constatação de pendências e no processamento da declaração, basta o contribuinte cadastrar o número do celular no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC)", informou. 

Experiência
Na primeira versão da ferramenta 69 mil pessoas físicas, das quais 52,5 mil contribuintes, preencheram o rascunho por computador na página da Receita na internet, 4 mil usaram a versão do site para aparelhos móveis e 12,5 mil usaram os aplicativos da Receita para tablets e smartphones. 

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar