Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/11/2019 - 13h49min

Proteção Civil: audiência vai discutir dragagem do Rio Itajaí Mirim

Imprimir Enviar
Comissão de Proteção Civil se reuniu nesta quarta-feira (20)
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A Comissão de Proteção Civil aprovou na tarde desta quarta-feira (20) a realização de uma audiência pública para discutir a dragagem do Rio Itajaí Mirim, em Itajaí. A solicitação partiu do deputado Coronel Mocellin (PSL).

Conforme o parlamentar, a dragagem da calha do rio é necessária para se evitar enchentes na área urbana de Itajaí. “O Itajaí Mirim é responsável pela maioria das enchentes que ocorrem na cidade e está com o leito muito assoreado”, justificou.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Milton Hobus (PSD), que foi secretário de Estado da Defesa Civil entre 2013 e 2016, a dragagem do Itajaí Mirim faz parte do projeto de mitigação das cheias no Vale do Itajaí. A obra é de responsabilidade do governo federal e seria realizada como contrapartida à barragem de Botuverá, que deveria ser construída pelo governo estadual.

“Segundo o secretário Paulo Eli [Fazenda], o governo de Santa Catarina está acessando o restante dos recursos de financiamento disponibilizados pelo BNDES, cerca de 700 milhões de reais. Parte desse dinheiro poderia ser utilizada para a construção da barragem de Botuverá, que, junto com a dragagem do Itajaí Mirim, resolveria os problemas das cheias não só em Itajaí, mas em Brusque”, comentou Hobus.

A audiência pública será na Câmara de Vereadores de Itajaí, em data a ser definida.

Defesa Civil
Os deputados também aprovaram o convite para chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Junior, participar de reunião da comissão, em data a ser definida. Segundo Hobus, o objetivo é tratar do orçamento da Defesa Civil para 2020.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar