Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/07/2018 - 15h53min

TRE-SC envia propostas para as metas da Justiça Eleitoral em 2019

Imprimir Enviar
Vitoraldo Bridi, juiz eleitoral e gestor de metas do Tribunal Regional Eleitoral de SC

Sustentabilidade no processo eleitoral e a segurança das urnas eletrônicas são as duas propostas do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TER-SC) selecionadas para a disputa em nível nacional de metas a serem implementadas pela Justiça Eleitoral em 2019. Já encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as propostas catarinenses agora concorrem com outros três projetos elaborados pelas demais regiões do país.

Recomendada pela 105ª Zona Eleitoral de Joinville, a proposta de “Promover ações voltadas ao esclarecimento sobre a segurança da urna eletrônica e do processo eleitoral” tem o objetivo de divulgar e explicar ao eleitor brasileiro como ocorre o processo eleitoral e porque ele é considerado seguro: “Hoje nós ligamos a TV, o rádio, abrimos as redes sociais, e podemos notar que há certa desconfiança da população com relação às urnas eletrônicas. Então, por isso, entendemos que existe a necessidade de esclarecer todo esse procedimento para o público”, salientou o juiz eleitoral e gestor de metas do TRE-SC, Vitoraldo Bridi.

O magistrado explica que todo o procedimento é auditado pela Justiça Eleitoral e pode também ser analisado por cada um dos partidos políticos. Bridi ainda destaca que o processo não corre o risco de interferência da rede mundial de computadores: “Os dados são transmitidos diretamente do eleitor para a urna e da urna para a sua mídia específica, e essa mídia é que é computada. Então não há um tráfego de informações pela internet, por exemplo”.

A segunda proposta, “Promover a sustentabilidade da Justiça Eleitoral”, foi encaminhada pela Assessoria Especial de Planejamento Estratégico e de Eleições, do próprio TRE-SC. Uma das ações preconizadas pela proposta é a de migrar os processos físicos para o espaço digital: “Assim nós pouparemos papel, pouparemos tinta, pouparemos a impressão. São ações voltadas a minimizar os efeitos nocivos para o nosso planeta”, explica o juiz.

Juntamente com as propostas enviadas pela justiça eleitoral catarinense estão outras três elaboradas pelas demais regiões do país, totalizando cinco metas que serão submetidas à opinião popular através de mídias sociais. Quando escolhidos, os projetos serão divulgados pelo TSE para serem implementados em 2019.

“As metas são importantes porque demonstram a nossa preocupação com o eleitor, com o público externo e também interno. Então, nos preocupamos com quem trabalha no judiciário e também temos de ter a preocupação em demonstrar segurança ao eleitor”, destacou o magistrado.

Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL

Voltar