Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/09/2019 - 12h55min

Projetos do MPSC seguem para votação em plenário

Imprimir Enviar

Estão prontos para serem votados em plenário os dois projetos de lei complementar (PLCs) de autoria do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que tratam de alterações na estrutura e na lei orgânica da própria instituição. A condição foi alcançada na manhã desta quarta-feira (18), com o acatamento das matérias, por unanimidade de votos, pela Comissão de Trabalho e Serviço Público.

O encaminhamento teve por base os pareceres favoráveis apresentados pela deputada Paulinha (PDT). “São matérias que apenas vêm acrescer o amparo dado pelo Ministério Público ao cidadão”, argumentou a parlamentar durante a reunião.

O primeiro deles, PLC 20/2019, cria na estrutura do MPSC duas novas promotorias em Florianópolis de entrância especial (41ª e 42ª), transforma oito cargos de promotor de Justiça substituto em promotor especial e cria dois cargos de promotor e 33 comissionados. No projeto, a iniciativa é apresentada como necessária para atender ao novo formato de turmas recursais adotado pelo Judiciário Estadual.

Já o PLC 21/2019 altera uma série de dispositivos da Lei Complementar 738/2019, com a proposta de agilizar e desburocratizar os procedimentos de remoção e promoção dos membros da instituição.

Outras medidas visadas pelo texto são a implantação do chamado “Plenário Virtual”, para o Conselho Superior da instituição e suas turmas; a revogação dos impedimentos para formalização de permuta entre promotorias de justiça de uma mesma comarca; a substituição da gratificação pelo exercício cumulativo de cargos ou funções para a concessão de um dia de licença compensatória para cada seis dias trabalhados em regime de cumulação por substituição; a padronização da concessão de gratificação por exercício cumulativo de cargos ou funções para o patamar de até 15% do subsídio; a restrição da necessidade de comunicação dos afastamentos da comarca à Corregedoria-Geral aos afastamentos ocorridos durante o expediente e em período de plantões; e a revogação do artigo 149, que dispõe sobre a promoção virtual, que oferece ao promotor de justiça titular de promotoria que tenha sido elevada de entrância, a possibilidade de permanecer na mesma comarca após sua promoção.

Adequações na reforma administrativa
Também por unanimidade foi admitido o Projeto de Lei (PL) 256/2019, de autoria do Poder Executivo, que prorroga os prazos para que o governo promova o encerramento dos órgãos e entidades da administração pública estadual, direta e indireta, previstos para serem extintos em decorrência da Lei Complementar 741, de 2019.

Pela proposta, o procedimento relacionado aos setores orçamentário e fiscal seria postergado para 31 de dezembro de 2019, enquanto as partes fiscal e cadastral ficariam para 31 de janeiro de 2020.

Conforme a justificativa que acompanha o projeto, assinada pelos secretários estaduais da Administração, Jorge Eduardo Tasca, e da Fazenda, Paulo Eli, o atual prazo estabelecido pela Lei Complementar 741, de 30 dias, foi insuficiente para a tarefa, dada a sua complexidade, exigindo o prolongamento das datas limites.

“É sabido que o processo de encerramento orçamentário de unidades gestoras é um procedimento crítico dentro do sistema contábil, exigindo a realização de encontro de contas no encerramento do exercício financeiro. Desta forma, a extinção de unidades gestoras antes do encerramento do exercício tende a gerar inconsistências nos relatórios e informações que subsidiam a elaboração do Balanço Geral do Estado.”

O projeto também busca readequar, de nível 1 para nível 2, a remuneração do titular do cargo de assessor jurídico, apontado como um erro na redação da legislação que tratou da reforma administrativa do governo.

A proposta foi admitida com base no parecer favorável da deputada Paulinha, com a manutenção da emenda substitutiva global aprovada no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça visando alterar a terminologia da lei visada, de ordinária para complementar. Com a decisão, o projeto segue para votação em plenário.

Outros projetos admitidos
Foram admitidos ainda dois projetos, ambos sob a relatoria do deputado Marcius Machado (PL):

PL179/2019, do deputado Felipe Estevão (PSL), que institui o Selo Empresa Humanitária em Santa Catarina. Segue para a Comissão de Turismo e Meio Ambiente.

PL 252/2019, do deputado Sérgio Motta (Republicanos), que institui medidas administrativas para coibir a prática de trotes, dirigidos ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Segue para a Comissão de Segurança Pública.

Também participaram da reunião os deputados Marcos Vieira (PSDB), Nazareno Martins (PSB) e Volnei Weber (MDB).

 

 

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar