Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/06/2017 - 16h58min

Projeto que consolida leis sobre pensões especiais é aprovado

Imprimir Enviar
Deputados Fernando Coruja (e) e Neodi Saretta, durante a discussão sobre o projeto das pensões
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Quatro projetos de lei (PLs) foram votados na sessão ordinária desta terça-feira (6) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Além de três propostas sobre declaração de utilidade pública, os deputados aprovaram o PL que consolida as leis estaduais sobre a concessão de pensões.

O PL 112/2017, de autoria da Mesa da Assembleia, trata da concessão de pensões especiais, pensões às viúvas dos governadores, benefício assistencial em caráter financeiro nos casos de gestação múltipla e auxílio especial aos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial. Ele reúne todas as leis sobre o assunto, sancionadas desde 1948. Ao todo, são revogadas 526 leis.

O projeto não cria, nem aumenta despesas, além de preservar os direitos e benefícios já concedidos aos beneficiários das pensões especiais. O deputado Fernando Coruja (PMDB) lembrou que há no Judiciário discussões a respeito da legalidade de concessão de muitas dessas pensões, em especial a que trata dos benefícios a viúvas de ex-governadores.

O deputado Neodi Saretta (PT) foi o único a votar contra o projeto. Para ele, a medida só deveria ser votada em Plenário depois que as discussões judiciais sobre as pensões fossem concluídas.  O presidente da Alesc, deputado Silvio Dreveck (PP), ressaltou, durante a votação da matéria, que o PL 112/2017 apenas consolida as leis sobre pensões, sem alterar ou criar novos benefícios, nem gerar novas despesas aos cofres estaduais.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar