Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/12/2020 - 18h02min

Projeto que alteraria nome de escola em Blumenau é rejeitado

Imprimir Enviar
Deputados discutem projeto que alterava nome de escola; proposta gerou polêmica em plenário
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Dos 16 projetos votados nesta terça-feira (15) pela Assembleia Legislativa, nove tratam da denominação de prédios públicos, da concessão de imóveis e de datas comemorativas. Uma das matérias, sobre o nome de uma escola estadual em Blumenau, foi rejeitado após polêmica entre representantes do município no Parlamento catarinense.

O Projeto de Lei (PL) 236/2020, do deputado Ricardo Alba (PSL), propunha que a unidade da rede estadual de ensino localizada no Bairro Itoupavazinha, construída pelo Estado, mas ainda não inaugurada, recebesse o nome da professora Ilse Karsten. No entanto, o deputado Ismael dos Santos (PSD) lembrou que em 2017, a Assembleia aprovou projeto do então deputado Leonel Pavan, que deu ao prédio o nome do ex-senador Evelásio Vieira.

“É uma aberração. Esta Casa aprovou em 2017 o nome da escola que ainda não foi inaugurada, que está há dois anos parada. Falta apenas um muro para inaugurar”, comentou Ismael. “Não é possível brincar de trocar nome de escola. É algo absurdo e deselegante”, completou o deputado, que destacou que a Comissão de Educação, Cultura e Desporto rejeitou o PL de Ricardo Alba.

O autor do projeto rebateu. Afirmou que a escola já tinha o nome de Ilse Karsten desde 1992. A unidade, no entanto, será transferida para o prédio que já deveria estar em funcionamento desde 2014, porém ainda não foi inaugurado.

“Recebi um abaixo-assinado de toda a comunidade escolar, com mais de 30 páginas pela manutenção do nome”, afirmou Alba. “O secretário da Educação concorda com a manutenção do nome. E não se trata de uma ofensa, a comunidade quer apenas a manutenção do nome”.

Ismael defendeu a rejeição do PL de Alba, por entender que o novo prédio vai abrigar uma nova escola. Ivan Naatz (PL), que também é de Blumenau, afirmou que a escola com o nome de Ilse Karsten fica distante aproximadamente um quilômetro do prédio que abrigará o estabelecimento com o nome do ex-senador.

“É uma escola nova. A escola antiga fica com o nome antigo, mas não se sabe o que vai se fazer [com a escola antiga]”, completou Naatz.

O PL 236/2020 foi rejeitado por 8 votos sim, 20 não e seis abstenções.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar