Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/04/2014 - 17h18min

Projeto piloto do governo federal em SC oferece curso a instrutores de cães guias

Imprimir Enviar

O governo federal desenvolve no Instituto Federal de Santa Catarina um projeto piloto de capacitação e treinamento para instrutores de cães guias para cegos, com apoio do Ministério da Educação e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. As aulas ocorrem no Campus Camboriú do IFC, onde 48 cães das raças labrador e golden estão em treinamento. O projeto foi apresentado na tribuna do Plenário Osni Régis, durante a sessão ordinária desta terça-feira (8).

A professora Marcia Santos Souza disse que os primeiros 20 animais devem ser entregues pelo governo federal em setembro desse ano. “É uma iniciativa inédita. Hoje, apenas 70 cães guias trabalham no país, que tem 528 mil cegos”, comparou. Cada cão pode custar até R$ 30 mil, revelou Marcia. “É uma grande oportunidade de inclusão social e liberdade para os deficientes visuais”.

Profissionais de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Sergipe e Ceará acompanham o projeto piloto para poder reaplicá-lo nesses estados. “É o primeiro curso de instrutores de cães guia da América Latina. Traz para o Brasil um exemplo de luta pela pessoa com deficiência”, disse a professora, que ainda citou a legislação federal que garante o acesso de cães guias aos mais diversos ambientes.

Cada cão passa por dois anos de treinamento antes de ser entregue ao cego. Em média, trabalha 10 anos até se aposentar como cão guia. Durante o curso, os alunos permanecem com os animais em alguns períodos. (Rony Ramos)

Voltar