Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/09/2019 - 11h24min

Projeto “Pé na Estrada”, de Andrea Montemuro, é destaque na Alesc

Imprimir Enviar
Andrea Montemuro (E) com a deputada Marlene Fengler na tribuna
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Dando continuidade à proposta de apresentar iniciativas de profissionais que vão além de suas atribuições normais para buscar a construção de uma sociedade melhor, a deputada Marlene Fengler (PSD), levou à tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (26), o projeto “Pé na Estrada”, desenvolvido pela professora Andrea Montemuro, de Florianópolis.

A ação, realizada com 60 alunos de duas turmas do 5º ano da Escola de Educação Municipal (EEM) Eduardo Gomes, consiste em oportunizar o aprendizado fora das salas de aula, por meio de viagens de estudo a locais de interesse histórico e cultural, como cidades, museus, teatros, bibliotecas, além da produção de peças como filmes e livros. Todas as saídas são custeadas com a venda de doces, rifas e doações.

“Eu acredito que a educação tem que quebrar os paradigmas, tem que quebrar essa reprodução social, então eu mostro para as crianças que através dos estudos elas podem viajar, podem fazer algo diferente dos seus pais, e que podem sair desse contexto de segregação social e desigualdade", disse a docente na ocasião.

Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Andrea é formada em Turismo, área em que atuou por 20 anos até que uma doença a levou a buscar novos rumos para a vida. Ao chegar a Florianópolis a passeio, resolveu se radicar na cidade e cursar Pedagogia. Após atuar como merendeira e estagiária em escolas, passou a lecionar, inicialmente por meio de contratos temporários.

Já em 2015, seu primeiro ano como professora, idealizou o “Pé na Estrada”, levando seus alunos a conhecer o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. “Nenhuma criança tinha condições na época para custear essa viagem e em dois meses nós levantamos o dinheiro necessário por meio de ações.” No início de 2019 Andrea tornou-se professora efetiva da EEM Eduardo Gomes.

Da tribuna, Marlene Fengler afirmou que as boas práticas sociais são geralmente associadas ao voluntariado, mas que as ações exemplares também são muito comuns no meio profissional. Neste sentido, ela destacou o trabalho realizado pela professora Andrea. “Considero que o ofício de ensinar, por si só, já é nobre e exige muito dos nossos mestres, sobretudo quando se está em uma sala de aula cheia de crianças entre 10 e 11 anos, como é o caso de Andrea. Mas o que nos chamou atenção no seu trabalho, foi o empenho em apresentar aos alunos mais do que o conteúdo descrito no currículo”.

Ao final, a parlamentar disse esperar que o exemplo de Andrea incentive outras pessoas a atuarem em favor da sociedade. “Meu desejo é valorizar pessoas como você, Andrea, que fazem além, e também inspirar outras pessoas com sua história de vida e suas atitudes.”

Em aparte, os deputados Sargento Lima (PSL) e João Amin (PP), também parabenizaram Andrea, manifestando ainda apoio as suas iniciativas.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar