Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/11/2018 - 15h07min

Projeto Educação para a Cidadania realiza capacitação em Canelinha

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Cerca de 60 pessoas, entre educadores, acadêmicos e gestores de unidades de ensino, estiveram presentes entre a manhã e a tarde desta quinta-feira (1º), na Câmara Municipal de Canelinha, para participar de mais uma etapa do programa "Educação para a Cidadania: Para Além do Currículo Escolar?”.

Desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a capacitação visa proporcionar aos profissionais da Educação momentos de reflexão e ampliação do conhecimento sobre o funcionamento da política atrelada aos direitos  e deveres assegurados à sociedade, bem como incentivar o exercício pleno da democracia.
Na abertura do evento, o vereador Fernando de Souza, que preside a Câmara Municipal de Canelinha, destacou a importância de levar este tipo de capacitação ao corpo docente local. "Queremos prepará-los para que possam transferir esses conhecimentos aos seus alunos, contribuindo assim, para que futuramente sejam cidadãos mais plenos com relação a ética, a justiça e a democracia."
Na mesma linha, a secretária de Educação do município, Rosângela Maria Leal Cordeiro, afirmou que cabe a escola não somente repassar os conhecimentos necessários para a formação intelectual do aluno, mas também prepará-los para que possam se integrar e atuar plenamente na sociedade. "É função social da escola preparar os alunos para serem cidadãos e é esse conhecimento, para além das teorias escolares, que vai prepará-los para o amanhã."

Jovens cidadãos

A mestre em educação e gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, Lea Medeiros Cardoso, esteve entre as primeiras palestrantes do período da manhã.
Para ela, é fundamental que conhecimentos sobre democracia e o funcionamento do sistema político do país sejam repassados às crianças já nos primeiros anos de escola. "Não podemos ter uma sociedade de cidadãos participativos se não iniciarmos essa formação já na escola. E para termos essa cultura da participação e da construção da cidadania, é fundamental que esse trabalho inicie já na educação infantil, para que a criança possa ir desenvolvendo esses conceitos em sala de aula."
Outro tema discutido durante o encontro foi a relação entre a Constituição Federal de 1988 e a construção da cidadania, abordado pelo doutor em História e professor da UFSC, Ricardo Neumann.
Em sua fala, Neumann destacou a vigência no país de um Estado Democrático de Direito, em que os habitantes do país estão sujeitos a um mesmo regramento, definido por lei, os quais todos devem seguir e respeitar. "No momento em que vivemos hoje em dia, ressaltar esses pontos, como a igualdade perante à Lei e à liberdade de expressão, é uma perspectiva importante para que os alunos saibam dos direitos que eles têm. E dizer também que não somos uma sociedade só de direitos, mas também de deveres, e todos eles são amplos e estão garantidos na Constituição. Acho que é fundamental reforçar isso com os professores, para que eles possam repassar esses conhecimentos aos seus alunos."

Alexandre Back
Agência AL

Voltar