Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/08/2017 - 11h15min

Projeto aprovado na CCJ define maus-tratos aos animais

Imprimir Enviar

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta terça-feira (22), o Projeto de Lei (PL) 257/2016, de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), que classifica como maus-tratos ações e omissões contra a saúde e a integridade física ou mental dos animais. O projeto define as práticas que são consideradas maus-tratos e estabelece multa ao infrator.

Na justificativa do projeto, o autor defende que é preciso aperfeiçoar o ordenamento jurídico estadual. “Precisamos ter consciência de que os maus-tratos praticados contra os animais são uma conduta que não se justifica por serem atos de violência covardes e gratuitos”, justifica Valduga. Entre as ações classificadas no projeto constam privar o animal das suas necessidades básicas; lesão ou agressão; abandono; utilização do animal para realização de trabalho excessivo; utilização em confronto ou luta; confinamento; envenenamento, entre outros. O projeto foi relatado na CCJ pelo deputado Dirceu Dresch (PT) e aprovado por unanimidade. Na sequência, a matéria seguirá para análise nas comissões de Finanças e Tributação e de Turismo e Meio Ambiente.

Outra iniciativa aprovada no âmbito da comissão, de autoria de Valduga, foi o PL 255/2016, que dispõe sobre a verificação do rendimento e controle de frequência dos estudantes que tenham sido eleitos para funções em entidades estudantis. Também de autoria do parlamentar, a CCJ aprovou o Projeto de Resolução (PRS) 3/2017, que institui o mês Abril Verde, dedicado a ações de prevenção de acidentes e doenças do trabalho no âmbito da Assembleia Legislativa.

Capital em Mafra
A Capital do Estado será transferida para o município de Mafra, no dia 8 de setembro. É o que prevê o PL 282/2017, de autoria do deputado Patrício Destro (PSB), que recebeu aval dos parlamentares quanto à constitucionalidade. Em seguida, a proposição deve ser analisada pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto, antes de ir à votação em plenário.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar