Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/11/2019 - 16h08min

Programa que valoriza idosos em Rio do Sul é divulgado na Casa

Imprimir Enviar
Deputados e vereadores da Melhor Idade de Rio do Sul
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O programa “Vereador por Um Dia na Melhor Idade” foi destaque durante suspensão da sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (13). Por dez minutos, a secretária de Assistência Social e Habitação de Rio do Sul, Daniela Zanella Radke, o vereador Mário Sérgio Stramosk (PL) e o aposentado Silvério Schirrmann apresentaram aos deputados o projeto de resolução do vereador, aprovado em 2017, que busca proporcionar aos cidadãos da terceira idade, com mais de 60 anos, o conhecimento e colaboração nas atividades do Poder Legislativo em Rio do Sul.

A participação da secretária, do vereador Stramosk e do aposentado na sessão foi uma proposição do deputado Marcius Machado (PL). O deputado informou que já protocolou na Assembleia Legislativo projeto para implantação do programa “Deputado por Um Dia na Melhor Idade”, como forma de valorizar a experiência de pessoas com mais de 60 anos e aproveitar o conhecimento delas no Parlamento catarinense. “Esse projeto adotado em Rio do Sul nos engrandece, eleva a alma. Quem chegou à terceira idade é um privilegiado, já que muitos não chegaram.”

Acompanharam as apresentações os vereadores idosos que já ocuparam o cargo nos dois anos de existência do programa. De acordo com o vereador Mário Stramosk, o projeto foi idealizado e aprovado em 2017 e em 2018 e 2019, com o apoio da Assistência Social e da Câmara de Rio do Sul, foi colocado em prática. Ele disse ainda que o programa é um espaço aberto para a sociedade ouvir as demandas dos idosos do município do Alto Vale do Itajaí. “A intenção foi de dar oportunidade a grupos da terceira idade, para que eles possam, nesse espaço, trazer sugestões aos vereadores e mostrar quais são as reivindicações dos grupos e do Conselho de Idosos de Rio do Sul”.

A secretária de Assistência Social de Rio do Sul falou da importância do programa para os idosos e para toda sociedade, que sai ganhando com a experiência. Ela explicou que no município há mais de mil idosos participando de cinco grupos organizados. Para o vereador idoso, representando todos os que já ocuparam o cargo nas duas primeiras edições, Silvério Schirrmann, é uma honra participar do programa, enaltecendo as várias propostas que já foram adotadas pelo Legislativo municipal, assim como projetos que estão em tramitação.

Mário Stramosk disse que na cidade os idosos indicam dez representantes para as dez vagas do legislativo municipal e, durante o mês de outubro, eles acompanham durante um dia a atividade parlamentar, visitando o Executivo, conversando com prefeito e secretários e participando da sessão da Câmara de Vereadores.  Entre os itens levantados pelos idosos, alguns se destacaram, como melhorias na coleta seletiva de lixo, recursos para o Fundo do Idoso, com uma destinação de uma porcentagem da arrecadação da Lei Orçamentária Anual (LOA). Eles usaram a tribuna para suas manifestações e apresentaram indicações sugerindo melhorias relacionadas às comunidades onde residem ou estão instalados seus clubes.

Apoio parlamentar
O deputado Milton Hobus (PSD) enalteceu a importância do programa e destacou o apoio que o município oferta a terceira idade. Ele declarou apoio ao projeto Deputado por Um Dia na Melhor Idade. A deputada Ada de Luca (MDB) parabenizou a Câmara de Vereadores de Rio do Sul pela valorização dos idosos, lembrando que em vários países eles são valorizados enquanto que no Brasil isso não ocorre.

Voltar