Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/08/2016 - 10h30min

Programa da FCDL trabalha a conscientização ambiental nas escolas

Imprimir Enviar
FCDL-SC desenvolve programa de conscientização ambiental nas escolas.

Promover a conscientização sobre o papel da sociedade na preservação do meio ambiente. Esse é o objetivo do programa Recicla CDL na Escola, desenvolvido desde 2011 pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC). A edição deste ano, lançada no começo de agosto nas escolas públicas municipais do ensino fundamental, tem como tema "O que fazer para economizar água e salvar o planeta".

No programa, os alunos do 1º ao 5º anos são estimulados a desenvolver desenhos com suas percepções sobre o mundo e o que desejam para as próximas décadas. Já os estudantes do 6º ao 9º anos abordam a questão na forma de redações.

Na primeira etapa os trabalhos produzidos em sala de aula concorrem entre os demais da mesma unidade de ensino – em nível municipal serão avaliados pelas secretarias de educação e respectivas CDLs. Na segunda fase os dois trabalhos vencedores em cada município serão julgados por banca convidada pela FCDL-SC com integrantes da Secretaria de Educação de Florianópolis, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da entidade patrocinadora. Serão escolhidos cinco trabalhos em cada modalidade, com a premiação dos autores e seus professores orientadores.
Todas as informações relacionadas ao programa, vídeos, cartazes, bem como o regulamento do concurso e premiações, estão disponíveis no site www.ligasustentavel.com.

Participação crescente
O Recicla CDL na Escola, destacou o gerente geral da Federação, Ademir Ruschel, deriva de outra ação socioambiental desenvolvida pela entidade, o Recicla CDL, responsável pelo recolhimento de quase 300 toneladas de lixo eletrônico em todo o estado. “Sentimos a necessidade de envolver também as novas gerações neste processo de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, e a melhor forma de atingir este público foi por meio das escolas.”

Já na primeira edição do programa, disse, foram recebidos 56 mil trabalhos, provenientes de 410 escolas, de 27 municípios. Em 2015 foi registrado um número recorde de participação, com 131 CDLs inscritas e mais de 120 mil crianças, de 703 unidades de ensino. “O programa tem recebido uma grande aceitação, tanto dos estudantes, quanto de professores e secretários municipais da educação. A meta para este ano é chegar a 150 escolas”, disse.

A ação, na qual já estiveram envolvidos mais de 420 mil estudantes, também rendeu à FCDL-SC o prêmio Empresa Cidadã 2013, na categoria Preservação Ambiental, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/SC).

Ano CDLs envolvidas Escolas participantes Estudantes comprometidos 
2011 50 352 56.320
2012 63 402 48.519
2013 99 668 118.625
2014 111 597 84.846
2015 131 703 120.275


Cronograma

  • Até 07/10 – Elaboração das redações e desenhos em sala de aula;
  • Até 14/10 – Seleção das redações e desenhos finalistas da etapa pelas escolas e entrega, nas secretarias municipais de educação, da redação e do desenho escolhido, junto com as fichas de inscrição assinadas pelo diretor da escola, pelo professor responsável, pelo aluno e pelo responsável legal do estudante;
  • Até 28/10 – Seleção da redação e do desenho vencedor, que representarão o município na fase estadual do concurso, pelas secretarias municipais de educação e CDLs, com o envio para FCDL-SC;
  • Até 18/11 – Escolha dos trabalhos vencedores da fase estadual pela comissão julgadora e comunicação do resultado final às secretarias municipais de educação e CDLs;
  • Até 30/11 – Solenidade de premiação dos cinco melhores desenhos e cinco melhores redações a ser realizada pelas CDLs nos respectivos municípios vencedores de cada categoria.
Alexandre Back
Agência AL

Voltar