Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/04/2015 - 18h20min

Profissionais da TVAL recebem Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo

Imprimir Enviar
Equipe ficou com o terceiro lugar na categoria Mídia Eletrônica. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Equipe de profissionais da TVAL, da Assembleia Legislativa, foi premiada em terceiro lugar no 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo, promovido pela Unidade de Coordenação de Projetos da ONU/FAO na Região Sul do Brasil. A reportagem, que documenta o cotidiano do projeto Acolhida na Colônia, foi realizada pelo jornalista Jucinei Cardoso, com produção de Juliana Warmling, imagens do cinegrafista Guilherme Sella e edição de Gentil Júnior. A premiação ocorreu na manhã desta sexta-feira (17), no auditório do Mercado Público de Curitiba.

Jucinei Cardoso disse que o reconhecimento premia seus 15 anos de carreira e dez anos de atuação na TVAL. “Esse terceiro lugar tem peso de primeiro, principalmente porque coloca em visibilidade uma emissora pública que produz com muito esmero, na tentativa de cada vez alcançar mais qualidade.” A reportagem premiada mostra, de acordo com o jornalista, aquilo que a TVAL faz com propriedade, que é divulgar as potencialidades de Santa Catarina. “Os personagens que a gente ouviu nessa produção mostram a essência do nosso estado, que é vanguardista, pioneiro e empreendedor”, enfatizou.

Personagens da reportagem, o casal de agricultores Luiza Cuzik e Luiz Gonçalves prestigiou a solenidade de premiação em Curitiba. “Ficamos muito felizes porque a reportagem retratou bem a nossa realidade. Por isso fizemos questão de participar da premiação”, disse Luiza, que é coordenadora do projeto Acolhida na Colônia na regional de Ibirama. Ela foi informada da premiação pela deputada Ana Paula Lima (PT), que sugeriu à TVAL a realização da reportagem.

O 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo revelou um retrato da agricultura familiar nos três estados, de acordo com o oficial nacional da FAO para a Região Sul, Carlos Antônio Biasi. Ele destacou que a realização do prêmio foi apoiada por mais de 40 entidades e teve como objetivos mostrar a importância da agricultura familiar para o combate à fome e à pobreza, divulgar experiências bem sucedidas na cadeia da agricultura familiar e valorizar os jornalistas profissionais diplomados, engajando-os na divulgação do Ano Internacional da Agricultura Familiar, comemorado em 2014.

Para o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, vincular a mídia ao tema da agricultura familiar tem importância estratégica, “com o intuito de fazer com que os produtores fiquem nas áreas rurais e valorizem o seu próprio trabalho”. Na opinião dele, a agricultura familiar tem muito a contribuir, pois a segurança alimentar do mundo, no futuro, em alguma medida vai depender da produção dos agricultores familiares.

Conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a agricultura familiar é responsável pela produção de quase 70% do alimento consumido no Brasil e fundamental no equilíbrio sustentável do meio ambiente. Nos três estados do sul do Brasil, é praticada em 875.907 propriedades entre pouco mais de um milhão de propriedades rurais existentes.

Premiação
O concurso recebeu 189 trabalhos e premiou as melhores reportagens nas categorias mídia eletrônica, impressa e digital. As matérias foram analisadas por comissão julgadora formada por profissionais da comunicação e indicados pela FAO e pelos sindicatos da categoria dos três estados.

Premiados:

Mídia digital
1º lugar: Ermilo Guilherme Drews Neto: “Agricultura familiar: a força que alimenta o mundo” – Jornal Digital NH
2º lugar: Clarinha Glock: “Cresce 20% ao ano a produção de arroz sem agrotóxicos” – Extra Classe/Sinpro
3º lugar: Cinthia Patricia Junghes: “Ouro verde no Norte Pioneiro” – Gazeta do Povo

Mídia Eletrônica
1º lugar: Jéssica Carolina Moreira: “Da terra para a mesa: nossa saúde pede a pureza de um alimento orgânico” – TV Tarobá.
2º lugar: Maristani Weind: “Agricultura familiar – comprometimento empreendedor” – Grupo RBS
3º lugar: Jucinei Cardoso: “Acolhida na Colônia” – TVAL

Mídia impressa
1º lugar: Leandro Mariani Mittmann: “Perfil do futuro agricultor” – Revista A Granja
2º lugar: Ricardo Rossi: “Um sonho possível” – Revista Paraná Competitivo
3º lugar: Alessandra Ogeda: “Nova geração no campo” – Notícias do Dia

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar