Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/10/2017 - 11h37min

Professor e aluno da Unisul lançam livro sobre a prova do assédio moral no trabalho

Imprimir Enviar
Professor Alberto Gonçalves de Souza Júnior (ap microfone) e o aluno Henrique Búrigo
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O professor Alberto Gonçalves de Souza Júnior e o aluno Henrique Búrigo, ambos do curso de Direito da Unisul, de Florianópolis, lançaram o livro “A prova do assédio moral no trabalho”. O evento ocorreu na noite de quinta-feira (19), no Hall da Assembleia Legislativa.

“O assedio moral é de difícil constatação, ocorre, muitas vezes, à porta-fechada, de inopino, assim como o assédio sexual, impossibilitando a coleta de provas ou a busca de testemunhos de terceiros”, escreveram os advogados, que detectaram lacuna na legislação federal. “Não tem legislação federal”, apontou o professor.

Henrique Búrigo sugeriu que as vítimas devem procurar a orientação de um advogado. “Há uma certa dificuldade de comprovar o assédio, por isso é aconselhável consultar um advogado para organizar as provas”, afirmou Búrigo.

Indícios e inversão do ônus da prova
Apesar da palavra da vítima se constituir em importante elemento comprobatório, apenas a palavra não basta para comprovar o assédio.

“É preciso verificar os indícios, as chamadas provas indiretas, como a queda de rendimento no trabalho, o surgimento de doenças, além de mensagens, bilhetes, e-mails”, ensinou Alberto Gonçalves.

Com os indícios coletados, segundo o professor, é possível inverter o ônus da prova. “Tradicionalmente quem alega tem de provar, mas apresentando indícios, que não são provas cabais, o juiz pode inverter o ônus da prova e a empresa é que terá de provar que não houve assédio”.

Demanda crescente
É crescente a demanda de empresas por causa de assédio moral. “É inegável o assédio moral na maioria das empresas”, escreveram os autores. Segundo apurou a Agência AL, das 80 ações trabalhistas protocoladas contra uma grande empresa de comunicação do estado em 2017, apenas quatro não pedem dano moral.

 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar