Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/06/2016 - 12h02min

Proerd já atendeu 1,2 milhão de crianças em 18 anos de existência

Imprimir Enviar
Proerd tem como foco a decisão da criança de resistir às drogas

Desde que foi fundado, há 18 anos, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) já atendeu mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes da rede pública e particular de ensino no estado. Realizado por policiais militares capacitados, em escolas conveniadas, o programa tem como foco a tomada de decisão. De maneira descontraída, com o apoio do mascote leão Daren, o assunto é trabalhado a partir da música, da brincadeira e de lições que possibilitem aos jovens a dizer não às drogas e a qualquer tipo de violência.  

Atualmente o programa conta com 776 profissionais capacitados, com 277 na ativa. Auxiliar da coordenação do Proerd no estado, o 1º Sargento Jaison Franzen destaca com satisfação os resultados positivos do programa ao longo da sua trajetória. Oriundo do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Dare), no Brasil o programa foi implantado em 1992, no Rio de Janeiro, e adotado em Santa Catarina em 1998.

Franzen explica que o programa consiste em dez encontros, com duração de aproximadamente uma hora, com material didático próprio. Segundo o sargento, após três ou quatro meses, as crianças recebem um certificado do Proerd. "O programa é uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistir”, ponderou.

O Proerd atinge 80 mil alunos por ano, em 255 municípios catarinenses, com atendimento direcionado aos alunos do 5º ano. Atualmente, abrange 90% dos alunos matriculados nesta série, conforme Franzen. Ele explica que o período escolar foi escolhido por atender crianças entre 9 e 12 anos. "Uma pesquisa da década de 1980 revelou que nesta fase a influência dos pais e professores diminui, em relação à criança, e em contrapartida aumenta a influência dos amigos. Eles passam a reproduzir o que os colegas fazem, independentemente de ser correto ou não", revelou.     

Capacitação
O policial designado à capacitação do Proerd passa duas fases. No primeiro momento, há um treinamento de 80 horas-aula, com uma imersão total no curso, no período de duas semanas. Nessa fase do treinamento o policial tem contato apenas com os familiares durante o fim de semana, sem deixar o local do treinamento. Na segunda fase, o policial passa por uma avaliação escrita e psicológica.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar