Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/03/2013 - 16h19min

Procissão do Senhor Jesus dos Passos busca reconhecimento nacional

Imprimir Enviar
Imagem de Senhor Jesus dos Passos, cuja procissão ocorre desde 1764. FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

A 247ª edição da Procissão do Senhor Jesus dos Passos, em Florianópolis, considerado um dos principais eventos católicos do estado, está prestes a conquistar o título de Patrimônio Cultural Brasileiro, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Técnicos do órgão federal vão acompanhar a procissão, programada para este fim de semana, com o objetivo de colher depoimentos dos participantes, que serão anexados ao processo de reconhecimento, iniciado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) em 2006.

A expectativa é que o processo seja finalizado ainda este ano. Segundo a historiadora Regina Helena Santiago, técnica da Superintendência do Iphan em Santa Catarina, já há um parecer preliminar indicando que o pedido de reconhecimento como Patrimônio Cultural Brasileiro é pertinente. A palavra final cabe ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que fica em Brasília.

“O título é concedido a eventos que tenham envolvimento da comunidade e uma continuidade histórica. É uma forma de reconhecer que se trata de um patrimônio, deixado para as gerações futuras”, explica Regina. “Uma vez reconhecido, o evento é divulgado e valorizado pelo Iphan, que a cada 10 anos reavalia todo o processo”.

Para o provedor do Imperial Hospital de Caridade, pertencente à Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, que organiza a procissão, o reconhecimento do Iphan, além de motivo de orgulho para todo o estado, fortalece as parcerias da irmandade com o poder público. “Não se trata apenas de um evento religioso. É um evento cultural importante para Florianópolis, que atrai pessoas de todo o país”, destaca José Carlos Pacheco.

O evento
A Procissão do Senhor Jesus dos Passos é realizada em Florianópolis desde 1764 e é a maior e mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina. Ela já foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina e aguarda o reconhecimento do Iphan.

Em 2013, a programação teve início no último domingo (10), com a realização de missas diárias, às 19 horas, na Capela Menino Deus, localizada na Irmandade do Senhor Jesus dos Passos. Nesta quinta-feira (14), houve um dos pontos altos do evento: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, feitas por crianças e adolescentes.

As missas prosseguem na sexta-feira (15). No sábado (16), ocorre a procissão da Transladação das Imagens do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora das Dores, feita por populares, até a Catedral Metropolitana de Florianópolis. Na tarde de domingo, o evento é finalizado, com a procissão, quando as imagens retornam à Irmandade. A expectativa dos organizadores é que mais de 35 mil pessoas acompanhem a romaria.

Programação da Procissão do Senhor Jesus dos Passos

Dia 16 (Sábado)

  • 6h30 - Missa e Procissão do Carregador. Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos).
  • 18h - Missa em honra ao Senhor Jesus dos Passos
  • 20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana

Dia 17 (Domingo)

  • 6h30 - Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
  • 16h – Procissão dos Encontros das imagens do Senhor Jesus dos Passos com Nossa Senhora das Dores e sermão do Encontro. Pregador: Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger Arcebispo de Salvador – Primaz do Brasil
Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar