Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/08/2019 - 15h59min

Presidente da Escola quer ampliar oferta de cursos EaD neste semestre

Imprimir Enviar
Deputada Marlene Fengler em reunião na Escola do Legislativo


A presidente da Escola do Legislativo Deputado Mauro Lício da Silveira, deputada Marlene Fengler (PSD), coordenou na tarde dessa segunda-feira (12) a reunião de gestores da instituição com o objetivo de traçar estratégias para o segundo semestre. Os núcleos pedagógicos deverão mapear quais ações poderão ser também ofertadas na plataforma de Ensino a Distância. A parlamentar entende que a ampliação da oferta de cursos, seminários e outras atividades de capacitação pela internet beneficiará um maior número de pessoas, além de ampliar a capilaridade de atuação da Escola do Legislativo.

Atualmente, a escola disponibiliza um total de 22 cursos EaD em áreas como atendimento ao público, redação oficial, noções de direito administrativo, criatividade e inovação, gestão de pessoas e de projetos, por exemplo. Em menos de dois anos de implantação, quase 52 mil pessoas se inscreveram gratuitamente nos cursos, a maioria, quase 40 mil, de Santa Catarina. Os outros 12 mil inscritos informaram residir nos demais estados e no Distrito Federal. Do Ceará, por exemplo, participaram 350 pessoas, de Pernambuco, 745, e de Goiás, 667.

A intenção, segundo Marlene, é estabelecer parcerias com outras instituições, como a Câmara Federal, para ampliar a oferta de cursos a distância. Outra ideia é transformar os cursos que atualmente são presenciais, em online. Só neste ano, até a primeira semana deste mês, a Escola realizou cerca de 230 encontros presenciais gratuitos, entre cursos, seminários, audiências públicas, congressos e outras ações, em todas as regiões do estado, atendendo quase 15 mil pessoas. "Com a transformação de cursos presenciais em EaD, a Escola do Legislativo poderá atender um número muito maior de pessoas e atingir todos os municípios catarinenses, com menor custo", defendeu a presidente.

Criada para qualificar os servidores do Legislativo Estadual, a instituição ampliou sua área de atuação e hoje contribui na qualificação de agentes públicos, políticos, estudantes e sociedade em geral. Alguns projetos, como vereador mirim e parlamento jovem, têm como públicos-alvos alunos da rede estadual dos ensinos fundamental e médio. Já a formação de servidores de câmaras municipais e de prefeituras, incluindo vereadores e prefeitos, busca a qualificação em áreas específicas com o objetivo de tornar a administração pública mais eficiente.

Ainda nessa diretriz, a Escola do Legislativo, em parceria com outras instituições, desenvolve o Programa Qualifica, Mandato de Excelência, que promove ações de qualificação dos agentes públicos eleitos com o intuito de prevenir irregularidades e desenvolver uma visão ampla e integrada da administração, favorecendo a reflexão e o debate sobre ética pública, transparência, eficiência e responsabilidade dos gestores e legisladores municipais. A deputada Marlene acredita que por meio da ampliação do EaD a escola ficará mais acessível e próxima do cidadão e "contribuirá ainda mais pelo fortalecimento da cidadania e da democracia, cumprindo seu papel de qualificar e transformar a sociedade para melhor".   


Rossani Thomas
Comunicação Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2763 / (48) 9 9963 3236
rossanithomass@gmail.com


 

 

Voltar