Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/04/2017 - 15h55min

Presidente da Alesc recebe pesquisadores do Workshop Internacional Bridge

Imprimir Enviar
Deputado Silvio Dreveck recebe os pesquisadores no Gabinete da Presidência

Em visita ao Parlamento catarinense, um grupo de pesquisadores participantes do Workshop Internacional Bridge, realizado na manhã desta quinta-feira (27) na Capital, esteve reunido com o presidente da Casa, deputado Silvio Dreveck (PP). O encontro realizado no início da tarde, na sala de reuniões da presidência do Legislativo, proporcionou uma troca de ideias em relação a proposta do "Projeto Bridge", que visa desenvolver uma estrutura de análise e engajamento de políticas públicas para melhorar a resiliência do nexo entre água, energia e alimento.
Na ocasião, pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e da Universidade do Sul do Estado de Santa Catarina (Unisul), uma das parceiras do projeto, apresentaram alguns pontos de destaques abordados no workshop, salientando a importância da criação de políticas públicas sustentáveis para o desenvolvimento de Santa Catarina. Voltado para pesquisadores brasileiros e internacionais, políticos, acadêmicos, empresários, professores dos programas de pós-graduação lato sensu e grupos de pesquisa, o workshop busca parceiros no estado para aprofundar suas pesquisas.
Ao avaliar a importância do debate, e principalmente a participação do Legislativo, Dreveck mencionou a necessidade de ampliar o diálogo em torno da temática. Reconhecendo que o Brasil tem inúmeros desafios a vencer, o parlamentar apontou a questão da produção de alimentos conectada com a sustentabilidade, além da questão energética. "Hoje grande parte da nossa energia vem da água, por isso se faz necessário pensar em outras alternativas renováveis. Para isso, se faz necessário e fundamental o investimento em pesquisa para o conhecimento científico e tecnológico. A Assembleia é parceira nesse tipo de trabalho, que visa a pesquisa e estudos em prol de soluções sustentáveis".      
Representando a Universidade de Cambridge, Jorge Viñuales aproveitou a oportunidade para destacar a relevância do tema, uma vez que o Brasil tem sua matriz energética voltada aproximadamente 80% para a hidroeletricidade. "Este é um desafio, um elemento que precisa ser considerado, com a preservação da água." Viñuales citou as exportações, uma vez que o Brasil tem como forte parceiro a China, que gera um efeito muito grande sobre, por exemplo, a produção de soja e biocombustíveis, que por sua vez afeta a Amazônia, que consequentemente afeta a água. "Esse é um dilema que o Brasil tem que resolver nos próximos 50 anos. Para isso, queremos continuar desenvolvendo nossa pesquisa junto às autoridades locais."  
Já o pesquisador e representante da Unisul, José Baltazar de Andrade Guerra, ressaltou que a instituição é uma universidade comunitária que visa o desenvolvimento regional e local com determinadas prioridades, entre elas a pesquisa do Projeto Bridge. Segundo Guerra, a promoção do desenvolvimento sustentável está na pauta de atuações da Unisul. "Queremos ser uma universidade internacional, sustentável e comunitária que busca melhores práticas que inspirem nosso ensino e pesquisa. Para esse feito buscamos parceiros que agreguem nossa pesquisa."

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar