Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/08/2022 - 16h59min

Presidente da Alesc participa dos festejos de aniversário de Concórdia

Imprimir Enviar
Deputado Moacir Sopelsa, prefeito de Concordia, Rogerio Pacheco, e esposa FOTOS: Douglas Fortes / divulgação

As participações na Festa Nacional do Leitão Assado/Fenal e no evento do corte do bolo e da mortadela, na celebrações dos 88 anos de Concórdia, fizeram parte da agenda de final de semana do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB). Ele fez questão de estar presente nos dois grandes eventos populares que anualmente marcam o aniversário de sua cidade.

A festa gastronômica surgiu como manifestação dos produtores locais em decorrência da resistência ao consumo de carne à época em que foi divulgada a peste suína africana, na década de 80. Já o corte de um bolo e de uma mortadela, que a cada ano têm em comprimento a mesma metragem do número de anos de Concórdia foi iniciativa de Sopelsa, quando era prefeito em 1993.

"O povo de Concórdia festeja com orgulho sua cidade, o bolo e a mortadela, que hoje é oferecida pela empresa BRF, com a marca Sadia, tornaram-se tradição", lembra o deputado. "Nossa gente, por seu trabalho, engrandece Santa Catarina".

Já a Fenal, que chegou a sua 36ª edição, reúne a população no Parque de Exposições Tancredo Neves todos os anos, no domingo próximo ao aniversário. Ali são realizados concursos gastronômicos, com a base no leitão assado em fornos e churrasqueiras. A população lota o parque para a maior festa do município. "É uma grande confraternização, que surgiu em resposta a uma crise de confiança dos consumidores para o consumo da carne suína", lembra Sopelsa.

Voltar