Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/10/2015 - 14h24min

Presidente da Assembleia faz palestra em Rio do Sul sobre desafios de Santa Catarina

Imprimir Enviar
Deputado Gelson Merisio em palestra na Acirs, em Rio do Sul. FOTO: Miriam Zomer / Agência AL

Os desafios enfrentados pelo estado diante do cenário econômico e político do país pautaram a palestra do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), em evento com lideranças empresariais e políticas da região do Alto Vale do Itajaí, na manhã desta sexta-feira (9), na sede da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs).

Merisio fez uma reflexão sobre a situação do Brasil, pontuando que Santa Catarina se destaca no cenário nacional devido à economia vigorosa e diversificada. “É um estado absolutamente diferente, com polos econômicos distintos. A região Oeste tem a agroindústria, com preços competitivos. O setor turístico, no Litoral e na Serra, e o setor carbonífero, no Sul, se beneficiaram em função do câmbio. Temos o setor têxtil, que se refaz. A região Norte, com o setor metalmecânico, talvez enfrente o momento mais difícil. Essa diversificação econômica do estado permite que tenhamos resultados em 2015 muito superiores a todos os outros estados do Brasil”, disse. “Em relação a emprego, este foi o primeiro mês do ano que tivemos retração, mas a média anual ainda é positiva. Devemos fechar 2015 com leve crescimento ou sem demissões, o que é muito favorável. Quanto às receitas com o ICMS, devemos fechar com 5% a 7% de crescimento, um resultado extremamente bom para o ano como foi”, complementou.

Na opinião do presidente da Assembleia, para manter essa condição é necessário encarar questões da gestão pública. “Precisamos enfrentar nossos problemas, principalmente o da previdência pública. Temos que recuperar a capacidade de investimento do Estado. Isso se faz com enxugamento da máquina pública, a partir de debate profundo com servidores, para que haja um bom serviço público, bem remunerado, mas na medida certa, para que o Estado possa transformar recursos em obras, em investimentos na saúde, na educação. É importante mostrarmos as conquistas que tivemos, mas também os caminhos que precisamos percorrer para que essa condição se mantenha nas próximas décadas”.

A importância da aproximação do Parlamento catarinense com o empresariado do Alto Vale do Itajaí foi ressaltada pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, Aldo Schneider (PMDB), e pelo deputado Jean Kuhlmann (PSD). “A presidência da Alesc resolveu vir ao encontro da sociedade catarinense. É fundamental termos essa conversa franca entre o Parlamento e a classe produtiva do estado, principalmente nesse momento em que estamos com muita desesperança em relação ao panorama brasileiro. Pela força do povo catarinense, ainda estamos conseguindo sobreviver à crise que assola o país”, disse Schneider. “Viemos para colocar a perspectiva atual nos cenários nacional e estadual, mas também para ouvir a sociedade, para que possamos efetivamente defender os interesses da população”, acrescentou Kuhlmann.

O presidente em exercício da Acirs, Amandio João da Silva Júnior, enfatizou a relevância da iniciativa da Alesc. “Encontros como esse possibilitam que as demandas do setor produtivo sejam ouvidas pelo Legislativo estadual, especialmente nesse momento de extrema dificuldade que o Brasil está passando. Isso faz toda a diferença na gestão pública.”

Parceria
O evento, transmitido ao vivo pela TVAL, também foi marcado pela assinatura de convênio da Câmara de Vereadores de Rio do Sul com a Alesc. O acordo permite que o Legislativo municipal utilize o sinal do canal de televisão da Assembleia Legislativa para exibir as sessões plenárias e programas jornalísticos locais. “É um marco. Propicia uma nova relação dos vereadores com a comunidade, de cobrança, de efetiva participação social, de acompanhamento no dia a dia das ações. A Assembleia dá essa contribuição para a construção de uma sociedade catarinense mais politizada e mais crítica, cobradora de um Estado cada vez melhor”, destacou Merisio.

A partir de hoje, Rio do Sul passa a ser a 11ª cidade do estado a firmar parceria com a Alesc para transmitir a programação da Câmara Municipal pelo sinal da TVAL. Para assistir, basta sintonizar no canal 3 (analógico) ou 8 (digital). “A TVAL proporciona à Câmara de Vereadores de Rio do Sul a oportunidade de melhorar a comunicação com a comunidade. É um passo importante, pois vai permitir que a gente evolua e traga resultados para a sociedade”, ressaltou o presidente do Legislativo municipal, Jeferson Vieira.

O encontro foi prestigiado por autoridades como o secretário estadual da Defesa Civil, Milton Hobus; o secretário de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, Italo Goral; e o prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Ayroso.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar