Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/11/2021 - 17h58min

Presidente anuncia acordos para ampliar sinal da TVAL e da Rádio AL

Imprimir Enviar
Rádio AL passará a ocupar quatro horas da programação da Rádio Senado (93.1 FM) na Grande Florianópolis
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Mauro de Nadal (MDB), anunciou durante a sessão ordinária desta quarta-feira (3) um acordo de cooperação técnica com o Senado Federal que possibilitará a transmissão da Rádio AL, a web rádio da Alesc, por meio da frequência 93.1 FM, na Grande Florianópolis. Nadal também anunciou a transmissão da programação da TVAL, a TV da Assembleia Legislativa, em sinal aberto em Blumenau.

Conforme o presidente, as duas iniciativas visam ampliar a transparência das ações do Parlamento e a aproximação com o cidadão catarinense. “Isso nos permite levar a informação do Parlamento para mais pessoas, conversar diretamente com o cidadão, que passa a ter acesso ao dia a dia da Assembleia como se estivesse aqui dentro, vendo seu deputado e entendendo as atividades da Assembleia”, afirmou Nadal.

No caso da rádio, conforme o acordo com o Senado Federal, a Rádio AL poderá ocupar até quatro horas diárias da programação da Rádio Senado, sintonizada na Grande Florianópolis na frequência 93.1 FM. A rádio atingirá um público estimado de 1,5 milhão de pessoas. A abrangência vai além da Grande Florianópolis, chegando à região Sul até Imbituba, e indo em direção ao Norte, até Balneário Camboriú.

Já em Blumenau, a TVAL poderá ser sintonizada a partir desta quinta-feira (4) em sinal aberto no canal 11.3, também graças a um parceria com a Câmara de Vereadores local. 

O diretor de Comunicação Social da Alesc, Dayan Gaultyer Schutz, destacou que a parceria com a Rádio Senado e a abertura do sinal da TVAL em Blumenau não resultaram em gastos para a Assembleia. “Fizemos articulações institucionais para ampliar a cobertura sem custos para o Estado e para a Alesc”, disse. “Temos buscado ampliar a capilaridade do material produzido pela Assembleia, usando também a internet, sempre para dar mais transparência aos atos do Legislativo.”

A coordenadora da Rádio AL, Suelen Costa, destacou que inicialmente os ouvintes da Grande Florianópolis vão acompanhar as sessões e reuniões de comissões da Alesc ao vivo e na íntegra, assim como já ocorre pela TVAL. “Pela rádio, as pessoas terão a oportunidade de acompanhar de dentro do seu veículo, pelo smartphone, tendo mais ferramentas para saber dos assuntos que a Assembleia discute e que são de interesse de todos”, afirmou.

A Rádio AL foi criada nos anos 1990, com o objetivo principal de transmitir ao vivo pela internet o áudio das sessões e reuniões das comissões da Alesc. Atualmente, a emissora produz material jornalístico sobre as atividades da Assembleia e dos parlamentares que é reproduzido por centenas de rádios de Santa Catarina.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar