Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/03/2020 - 12h38min

Presença das mulheres na política amplia pauta do Encontro de Vereadores

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Um dos maiores eventos da política em Santa Catarina, o Encontro Estadual dos Vereadores começou na manhã desta terça-feira (03) com uma pauta que amplia os tradicionais temas técnicos de orientação eleitoral. A presença feminina no setor e a violência doméstica são temas que integram também os quatro dias do evento realizado na Assembleia Legislativa.

Judite Pisetta (PP), vereadora de Rio do Oeste e conselheira vice-presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), explicou que tratar da importância da mulher na política é uma das preocupações da entidade. “Aproveitamos que estamos em março, mês dedicado às mulheres, para trabalharmos esse tema junto aos demais vereadores.” Assuntos como questões de gênero e feminicídio, por exemplo, estão programados lado a lado à desincompatibilização, janela partidária, pré-campanha, mídias sociais e até um espaço para apresentação de boas práticas, que foi sugerido pela Câmara de Vereadores de Curitibanos. 

"Esse é, sempre, o principal motivo da Uvesc. Dar orientações e incentivo para que os atuais e futuros vereadores possam fazer seu trabalho do modo mais correto possível”, argumentou.

A vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr (PSL), avaliou o evento como de suma importância. “É algo que enaltece, fortalece e traz mais conhecimento para os nossos vereadores, que é quem está lá na ponta, ouvindo a população.” Na sua opinião, a inclusão das mulheres como um dos pilares da atual edição do encontro é outro ponto forte. “É pela política que a gente muda o mundo em que vive e, cada vez mais, vejo o despertar da mulher para a política. Parabenizo a Uvesc, uma grande parceira e fomentadora para os vereadores e vereadoras. A mulher é mistura de força e sensibilidade. Fico entusiasmada com o evento, que garante o crescimento e valorização delas, que têm competência para ocupar estes espaços.”

O deputado Moacir Sopelsa (MDB), representando o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), começou a carreira como vereador. Afirmou na abertura do evento que tem a lembrança do aprendizado e as lições que traz consigo até hoje daquele mandato. “O vereador é o primeiro que as pessoas procuram, é quem está sempre mais perto da população. É mais fácil falar com o vereador do que com o prefeito ou com os deputados. A sociedade espera que ele possa fazer as atividades que são do Executivo. Mas, mesmo assim, o vereador se empenha em buscar a solução, mesmo que nem sempre consiga.”

Para Sopelsa, o encontro é decisivo frente às mudanças eleitorais para o pleito de 2020. “Essa eleição será diferente, sem as coligações entre partidos nas eleições proporcionais. É a oportunidade de fortalecermos o partido político e fortalecer os eleitos como representantes diretos da sociedade. Vamos ter a dificuldade de sustentar essa quantidade imensa de partidos, mas acho que precisamos repensar essa situação. As pessoas são quem faz o partido e estamos vivendo com um excesso de partidos políticos.”

Saiba mais sobre a programação do evento neste link: http://uvesc.org.br/2019/encontro_uvesc_2020/

Voltar