Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/07/2015 - 13h53min

Prêmio de Responsabilidade Social completa cinco anos de atividades

Imprimir Enviar
FOTOS: Laís Amorim/Agência AL

Com as inscrições abertas desde do dia 8 de julho, o prêmio de certificação e troféu Responsabilidade Social de Santa Catarina chega a quinta edição com grandes avanços. Essa é a avaliação dos membros da Comissão Mista de Responsabilidade Social (CMRS) durante os cinco anos de atividades.

Em relação a próxima edição, a representante da Facisc, Adelita Adiers, destaca que as empresas e instituições interessadas em participar do processo têm um prazo de 90 dias para efetuar a inscrição e ter acesso ao edital no site da Assembleia Legislativa até 6 de outubro. Ao observarem as edições anteriores, Adelita destaca que o grupo de trabalho constatou um crescimento positivo de empresas e instituições que desejam tornar públicas suas práticas, além de servirem de exemplo e estímulo para as demais empresas.

Membro da Comissão, Adelita conta que a Responsabilidade Social é uma estratégia dentro da atividade da empresa ou instituição, no sentido de que esta não seja uma ação pontual, mas um trabalho planejado e especialmente monitorado passando pelas dimensões sociais, econômicas e ambientais. “Com essa estratégia a empresa ou instituição realiza suas ações com o público que já mantém relacionamento, passando a ser uma estratégica de gestão ao envolver esses públicos”, revela.

Ao ressaltar que não existe um modelo de balanço socioambiental, Adelita contou que existe alguns ingredientes dentro da estrutura do edital da certificação que busca estimular cada vez mais as empresas e instituições a divulgarem suas práticas. “Sabemos que independente do porte, segmento e sua localização temos grandes ações acontecendo em Santa Catarina”, pontuou.

Já na opinião do representante do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência de Santa Catarina (Conede), Laércio Ventura, um dos fatores importantes desta edição é a valorização do terceiro setor, que já pratica a responsabilidade com uma abertura maior para as grandes empresas de economia mista. “São empresas que mexem com a estrutura do Estado construindo barreiras, produzindo energia, entre outras atividades que envolvem o meio ambiente e a sociedade”, observou.    

Divulgação
Com foco em ampliar a divulgação da iniciativa, a representante da Adjori, Rita Lombardi, ressalta que a intenção é trabalhar a divulgação do prêmio nos 295 municípios catarinenses. Seguindo o que o edital prevê, de ampliar a certificação para empresas públicas de economia mista chegando  às empresas municipais e entidades focadas nos municípios, Rita explica que a intenção da Adjori é levar a informação para essas empresas e entidades através de um suplemento com as informações mais importantes de como se preenche um balanço social, entre outras.

Premiação
A premiação, de acordo com a representante do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom), Aline Ventura, é direcionada a todas as empresas e instituições que preencherem corretamente o formulário e ficarem habilitadas.  “Dentro desses procedimentos, a Ccmissão seleciona a cada edição alguns certificados para ganharem o prêmio de destaque. Com seis troféus destaques ligados a empresas, a novidade este ano é a seleção de mais certificados com a entrega de dois troféus a entidades com fins não lucrativos”, explicou.

Na ocasião, Aline detalhou que os seis troféus empresariais estão relacionados ao porte da empresa pequena, média e grande e dois segmentos, de indústria e comércio, serviço e turismo, já os dois troféus para entidades visam reconhecer o esforço delas. 

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar