Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/07/2015 - 18h17min

PPA: Obras viárias estão entre os principais pedidos da região de Ibirama

Imprimir Enviar
Plenário da Câmara de Ibirama ficou lotado para a audiência pública. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

O asfaltamento de rodovias estaduais para desafogar o trânsito da BR-470, no Vale do Itajaí, foi a principal preocupação dos participantes da audiência pública do Orçamento Regionalizado realizada na tarde desta terça-feira (7) pela Assembleia Legislativa, na Câmara Municipal de Ibirama. O encontro discutiu as 12 prioridades da região para o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e para a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016 para a regional.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Nelson Virtuoso, o trabalho de definição das prioridades elencou 87 ações, das quais foram retiradas as 12 discutidas na audiência desta terça. “Todas são de suma importância para o desenvolvimento da nossa região e para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.

Uma das obras mais defendidas foi a conclusão da ligação asfáltica entre Presidente Getúlio e Rio do Sul, ação considerada fundamental pelo vice-prefeito de Presidente Getúlio, Ingo Braatz. Segundo o deputado Aldo Schneider (PMDB), que participou do encontro, a obra está politicamente acertada com o governo estadual, faltando apenas a conclusão de um estudo que está prestes a ser iniciado.

Outra obra defendida é a ligação asfáltica entre Presidente Nereu e Brusque, classificada como importante para desafogar o trânsito da BR-470. O prefeito de Nereu Ramos, Antonio Comandoli, afirmou que restam pouco mais de 40 quilômetros para serem asfaltados. “É uma obra que vai beneficiar toda a região, com uma nova opção de ligação à BR-101", comentou o prefeito.

Na área da saúde, o Hospital Dr. Valdomiro Colautti, de Ibirama, o principal da região, também recebeu atenção dos participantes da audiência. O vereador Moacir dos Santos, de Presidente Getúlio, demonstrou preocupação com a falta de UTI no estabelecimento. “Sabemos de casos de pessoas da nossa região que morreram pela falta de um leito de UTI”, disse. Ele defendeu a inclusão de recursos no PPA para a implantação da unidade no hospital. Segundo o diretor do estabelecimento, Roberto Ferrari, já há um estudo que vai determinar o vocacionamento da unidade, o que pode resultar na implantação da UTI.

 

Durante a audiência, foram defendidas outras três ações, que não foram acatadas na audiência. O secretário de Assistência Social e Habitação de Ibirama, Felipe dos Reis, defendeu a construção de uma casa de passagem. Já autoridades e representantes de Witmarsun pediram a pavimentação da ligação com Salete, algo já constou em PPAs anteriores, mas não foi contempletado. O asfaltamento do acesso de José Boiteux à Barragem Norte também foi defendida, pelo vice-prefeito de José Boiteux, Lourival de Carvalho.

Participação
A audiência lotou o plenário da Câmara Municipal de Ibirama. Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das nove cidades que compõem a SDR participaram do encontro, que contou com a presença de nove deputados estaduais.

Deputado da cidade de Ibirama, Aldo Schneider destacou a importância da Assembleia sair de sua sede, em Florianópolis, e ouvir a comunidade. Leonel Pavan (PSDB) disse que as audiências do Orçamento Regionalizado democratizam a destinação dos recursos públicos.

“Essa é a primeira etapa de um trabalho muito longo. Os vereadores têm o papel fundamental, de cobrar sempre dos deputados para que eles cobrem do governador a execução das prioridades”, afirmou Jean Kuhlmann (PSD). Já para João Amin (PP), os deputados têm melhores condições de dar respostas aos anseios da população quando a comunidade escolhe suas prioridades.

Neodi Saretta (PT) lembrou do compromisso dos deputados estaduais de incorporarem ao projeto do PPA e do orçamento para 2016 todas as emendas destacadas nas audiências públicas e que por ventura não forem acatadas pelo Executivo. Participaram também do evento Maurício Eskudlark (PSD), Kennedy Nunes (PSD), Ana Paula Lima (PT), Ismael dos Santos (PSD) e Níkolas Reis (PDT).

Prioridades da SDR de Ibirama:

Para a LDO 2016 e o PPA 2016-2019

  • Reforma e ampliação do Hospital Dr. Valdomiro Colautti de Ibirama
  • Revitalização do trecho de acesso da SC-110 a Lontras
  • Ligação asfáltica entre Vítor Meireles e o entrocamento com a BR-116, em Monte Castelo

Para o PPA 2016-2019

  • Demarcação da área da Barragem Norte na localidade de Barra do Dollmann, em José Boiteux
  • Ligação asfáltica entre Presidente Nereu a Brusque, sentido Vidal Ramos
  • Construção, reforma e ampliação de escolas
  • Conclusão de reforma do Hospital e Maternidade Maria Auxiliadora, em Presidente Getúlio
  • Conclusão da ligação asfáltiva entre Presidente Getúlio e Rio do Sul, via Ribeirão Tucano
  • Recuperação da rodovia SC-340 em toda sua extensão
  • Qualificação técnica para o agricultor dos municípios da SDR
  • Revitalização do complexo desportivo municipal Aldred Dahm, em Dona Emma
  • Construção de um novo Centro de Eventos municipal e pavilhão de gado leiteiro em Presidente Getúlio
Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar