Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/02/2020 - 17h08min

Porto de Laguna, bolsas de estudos e liderança do governo destacam sessão

Imprimir Enviar

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Deputados destacaram investimentos do estado no porto de Laguna e em bolsas de estudos, e a deputada Paulinha (PDT) comunicou que assumiu a liderança do Governo durante a sessão de terça-feira (18) da Assembleia Legislativa.

“O grande desafio era que o terminal pesqueiro de Laguna fosse estadualizado, cobramos um choque de gestão, cobramos do governo uma ação efetiva, ontem o governador esteve em Laguna e prometeu investimentos. Vamos continuar olhando e cobrando”, informou Felipe Estevão (PSL), que reclamou do cerimonial do Executivo por tê-lo impedido de participar do evento.

“O porto de Laguna está passando por um momento diferente, nos últimos quatro meses foram investidos R$ 4 milhões”, afirmou Rodrigo Minotto (PDT), que listou investimentos em videomonitoramento, limpeza, construção de estação de tratamento de esgoto, estudos e licenças ambientais, além da licitação da dragagem.

Minotto também repercutiu previsão do Executivo de repassar R$ 206 milhões para bolsas de estudos dos artigos 170 e 171 da Constituição estadual. Segundo Minotto, em 2018 foram atendidos 17.123 estudantes e em 2019, 25.818.

“Fazendo justiça ao governador Moisés a previsão legal sempre existiu, é obrigação do governador cumprir a Constituição, mas faço mea culpa, governos até do meu partido liberaram montantes muito menores para bolsas de estudos”, revelou Valdir Cobalchini (MDB).

Já a deputada Paulinha informou os colegas que aceitou convite do governador e assumiu a liderança do governo no Parlamento.

“Uma mulher se torna líder do governo pela primeira vez, quero externar a gratidão ao governador que derroga a mim função de tamanha confiança, mas a missão não me põe em sorrisos efusivos, sinto o peso da responsabilidade, deputada de primeiro mandato tenho consciência das minhas limitações, mas não me faltam coragem e disposição para o trabalho”, discursou a líder.

Paulinha elogiou o esforço do ex-líder, Maurício Eskudlark (PL), e reconheceu que o governo tem falhas. Por outro lado, ressaltou os acertos, como a redução da máquina em mais de dois mil cargos e lembrou que os bons resultados também se devem às ações dos ex-governadores Raimundo Colombo e Eduardo Moreira, assim como de deputados que atuaram no Executivo, como Ada de Luca (MDB). 

Gomes da Costa
Felipe Estevão pediu atenção do Executivo para a situação da empresa pesqueira Gomes da Costa, de Itajaí, que tem cerca de 2,5 mil colaboradores diretos e cerca de 100 barcos.

“Teve complicações com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e hoje encontra-se fechada”.

Enchendo a burra de empresários
Ivan Naatz (PL) voltou a criticar a cobrança da taxa de proteção ambiental (TPA) em Bombinhas e Governador Celso Ramos e acusou essas municipalidades de encherem a “burra de empresários”.

“Juntam dinheiro para encher a burra de empresários e fazer política, todos os funcionários da TPA são indicados por vereadores. O TJSC reconheceu a legitimidade da TPA com uma condicionante, dinheiro aplicado em projetos ambientais, mas não têm recursos em projeto ambiental, não tem um real, aqui tem de tudo, folha de pagamento, rescisão de funcionário, pagamento de taxa, é um negócio que só o empresário ganha”, descreveu Naatz.

Apoio a três projetos
Ana Campagnolo (PSL) pediu apoio a três projetos que tramitam na Casa: o primeiro que proíbe o uso de material pornográfico e obsceno na sala de aula, de sua autoria; o segundo que determina a instalação de câmeras nas salas de aula e o último que proíbe danças e músicas sensuais, ambos do deputado Jair Miotto (PSC).

A parlamentar exibiu imagens de estudantes dançando funk em salas de aula e no pátio de escola e informou que em 18 de dezembro questionou o Executivo sobre a inclusão do funk no currículo escolar.

“Não obtivemos resposta”, revelou a deputada.

Filas no Cepon
Neodi Saretta (PT) repercutiu a existência de filas no Cepon e garantiu que uma mulher aguarda mais de 100 dias por uma consulta com especialista.

“Os familiares daqueles que estão na lista de espera estão mostrando a preocupação com pacientes já diagnosticados, com indicação de quimioterapia e que estão aguardando há mais de 90 dias para iniciar o tratamento, a lei garante o início do tratamento em 60 dias”, criticou Saretta.

SC-305
Maurício Eskudlark exibiu no telão do Plenário imagens de trabalhadores sob chuva espalhando asfalto frio na SC-305, que liga São Lourenço do Oeste a Campo Erê.

“A SC-305 está o caos, parece que não tem nem projeto para recuperar, num sábado à tarde, chovendo, um caminhão jogando o asfalto frio em alguns buracos”, informou Eskudlark.

O deputado criticou a promessa de membros do governo de asfaltar estradas do interior dos municípios e cobrou investimentos nas rodovias estaduais.

“O cidadão acredita, mas não posso admitir que as rodovias estaduais estejam do jeito que estão e o governo prometendo asfaltar estrada do interior”, disparou o ex-líder.

Sarampo
Ada de Luca (MDB) alertou os colegas e os catarinenses para os riscos de uma epidemia de sarampo no estado.

“Em 2016 o Brasil recebeu o certificado de eliminação do sarampo, ontem, portanto”, avaliou Ada, que lamentou o aumento de casos. “Em 2019 foram 300 casos, este ano 47, só na última semana em Florianópolis foram registrados 12 novos casos. Quero fazer um alerta para os colegas, tomem a vacina e não deixem de vacinar as famílias.”

Aniversário de um buraco
Sargento Lima (PSL) mostrou no telão do plenário a comemoração da comunidade de Guaramirim pelo aniversário de um ano de um buraco gigantesco na SC-108.

“Quando o povo não pode vir aqui, manda seu representante”, declarou Lima, que pediu com “carinho” agilidade no término da obra de recuperação.

Celesc premiada
Fabiano da Luz (PT) noticiou a premiação da Celesc como a melhor distribuidora do país e creditou o êxito da companhia aos servidores.

“O resultado da premiação vem do trabalho dos servidores da Celesc, imagine agora essa empresa privatizada, será que haveria essa premiação? Se tem alguém que merece essa conquista são os servidores, oxalá o governo mantenha a Celesc pública”.

Doação ao município
Anna Carolina (PSDB) sugeriu ao governo do estado doar o prédio e o terreno que abrigaram o presídio do bairro Nossa Senhora das Graças, de Itajaí, à municipalidade.

“No final de 2019 o presídio foi desativado e agora pedimos a doação do espaço para o município, para que o município dê alguma contribuição para as pessoas que estão no entorno”, justificou a deputada.

Aumento irrisório
Neodi Saretta e Luciane Carminatti (PT) criticaram a proposta de reajuste do magistério apresentada pelo Executivo.

“Reajuste de 3,14% dividido em duas vezes não cobre a inflação do ano”, lamentou o deputado.

“Uma proposta vergonhosa de 3,14%, dividido em duas parcelas, ignorando totalmente os 12% do piso e os 4,17% que vieram do ano passado, temos um acúmulo de mais de 17% de perdas, só considerando o ano passado e este ano”, criticou Carminatti.

 

 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar