Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/09/2014 - 18h23min

Porto de Itajaí apresenta planos para aumento de capacidade

Imprimir Enviar
Apresentação ocorreu na sede da Fiesc em Florianópolis. FOTOS: Eduardo Guedes/Agência AL

Os planos do Porto de Itajaí para atendimento de navios com até 400 metros de comprimento foram apresentados nesta quinta-feira (18) na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Durante reunião da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Federação, o diretor executivo do porto, Heder Moritz, detalhou a previsão das obras de alargamento do canal de acesso e de realinhamento dos berços 3 e 4, entre outros projetos.

"Hoje o porto já perde movimentação devido à limitação na capacidade de atendimento dos novos navios, que estão cada vez maiores", revelou Moritz.

A primeira parte da ampliação da estrutura, que possibilitará o atendimento de embarcações com até 335 metros de comprimento (contra os atuais 286 metros), teve seu edital lançado nesta quinta-feira. Com orçamento de R$ 130 milhões, estas obras devem estar concluídas em dois anos. Para receber navios com 366 metros, serão necessárias novas obras, com previsão de R$ 208 milhões na terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC3).

Para Mario Cezar de Aguiar, primeiro vice-presidente da FIESC e presidente da câmara, é preciso fazer o acompanhamento dos trâmites deste projeto para assegurar que o porto mantenha sua capacidade de atender a indústria catarinense.

Segundo dados apresentados no encontro, o Porto de Itajaí respondeu, em 2013, por 74,28% do comércio exterior de Santa Catarina, em termos de valor movimentado. (da Assessoria de Imprensa Fiesc)

Voltar